sábado, 16 de abril de 2011



17 de abril de 2011 | N° 16673
PAULO SANT’ANA


Os 20 Mandamentos

Recebi uma mensagem urgente de um dos maiores homens da História, que assim designou o seu endereço eletrônico: moisés@montesinai.paragenscelestiais.com.

Honra-me receber este e-mail de Moisés, o patriarca bíblico.

Vou transcrevê-lo: “Caro Sant’Ana. Foi com surpresa que li tua coluna em que disseste que eu era gago e isso me trouxe dificuldades para transmitir os mandamentos logo que desci do Monte Sinai. Impressionante a tua visão. Bem como disseste, eram 20 os mandamentos que eu queria transmitir à multidão de judeus que estava ao pé do Sinai, mas a balbúrdia foi tanta quando cheguei, que só tive tempo para ditar 10 mandamentos.

Formou-se uma tal confusão entre os homens, que me tiraram dali e minha missão ficou incompleta. Agora, com muito mais leitores em tua coluna do que os 40 mil judeus que aquele dia me ouviram, além da repercussão mundial que a publicação dos restantes 10 mandamentos terá pela tua coluna, passo a descrever quais são os 10 éditos remanescentes dentro de mim. Aí vão:

11º Mandamento – Se fores homem, não desejarás nem a mulher nem o marido do próximo.

12º Mandamento – Não secarás o tradicional adversário.

13º Mandamento – Não invejarás a fortuna de teu vizinho, nem que ele more num palacete e tu num barraco.

14º Mandamento – Se fores feio ou feia, não te importarás com a beleza dos outros, sendo-te agora facultadas por este mandamento até cinco cirurgias plásticas, inclusive botox.

15º Mandamento – Não desejarás a coluna de jornal do teu próximo, nem se fores dele interino.

16º Mandamento – Se tiveres câncer, insiste arduamente em tua cura, confiando no Senhor e nos médicos.

17º Mandamento – Livra-te sempre da cobiça, inclusive da inteligência e do brilhantismo dos outros. Se encontrares um próximo mais inteligente e brilhante do que tu, admira-o e esforça-te para que ele possa sempre estar nos teus arredores. Cuida sempre que ele pode ser mais talentoso e clarividente do que tu, mas que o Senhor te dotou de outras virtudes que ele não tem.

18º Mandamento – Quando eu preceituei que ‘não furtarás’, quis dizer que não podes fazê-lo nem contra quem vive te roubando, inclusive os maus políticos, os laboratórios de medicamentos e as garagens do Centro e seus arredores.

19º Mandamento – Não ocultarás de teu marido ou esposa os devaneios adulterinos que te ocorram, mesmo que eles não se materializem. Os maridos e as esposas têm o direito de saber com quem estão lidando.

20º Mandamento – Finalmente, os pobres. Darás esmola metodicamente e diariamente, quando ela não não te fizer falta relevante. Darás a esmola com alegria, de forma que mais sejas tu o exultante do que aquele que a receberá”.

Nenhum comentário: