quinta-feira, 22 de julho de 2010



22 de julho de 2010 | N° 16404
PAULO SANT’ANA


O dia do autógrafo

Hoje é dia de eu dar os autógrafos do meu livro Eis o Homem, da RBS Publicações. Os autógrafos serão na Livraria Cultura, do Bourbon Country, a partir das 19h30min.

O livro consiste num apanhado de crônicas colhidas durante minha vida, aspectos íntimos, confessionais, crivado de reminiscências, enfim, coisas da vida.

Espero que vão lá à tardinha para tomar um vinho nos autógrafos, bater um papo, se isso for possível, eis que sonho com filas de gentes.

Como foi muito grande o assédio e o interesse do público pela Priscila Montandon, a personagem viva que criei nas duas últimas colunas, a menina bela da tarde que de repente ficou conhecida do Rio Grande sem ter seu rosto desvendado, convidei-a para estar presente nos autógrafos hoje à noite.

Priscila me disse que vai, e pode ser aí a oportunidade para que o público sacie sua curiosidade sobre a excitação do imaginário que criei em torno de seu delicado vulto.

É linda mesmo esta garota que serve para ser minha neta. Mas temo que sua presença hoje nos autógrafos me relegue a uma posição nitidamente secundária.

A manchete dos últimos dias: “Alceu Collares pode ser expulso do PDT”. Seria um acontecimento tão fantástico, que me atrevo a dizer que expulsar Collares do PDT seria o mesmo que expulsar Adão do Paraíso e expulsar os judeus da Terra Prometida.

Está me cheirando essa expulsão de Collares do PDT a um caso de amor mal solucionado. Amor e traição. As 13 mil crônicas diárias que escrevi em Zero Hora durante esses últimos 38 anos serviriam para se constituir em 330 livros.

Não sei de onde tirei tanta imaginação, tanto estudo, tanta reflexão, onde pude colher tantos flagrantes do cotidiano, farpas de recordações do passado ou lampejos do presente, além de medos do futuro.

Muitas dessas crônicas foram frutos de rasgos, repentinos e, modéstia à parte, luminosos.

Outras tantas foram feitas às pressas porque o jornal tinha de baixar e não têm a mesma qualidade.

Foram assim as minhas milhares de crônicas, fruto da pressa ou da inspiração.

Incomodei-me com muitas. Já em outras, os leitores foram bondosos e tolerantes com as bobagens que escrevi.

Mas houve algumas, centenas, em que coloquei meu estro supremo, vazei a minha dor extrema ou escrevi dominado por uma euforia extraordinária em que vibravam totalmente os meus sentidos, as minhas sensações, as minhas emoções, como as cordas de uma harpa.

Foram estas crônicas o sumo da minha modesta obra, em que fiz os leitores chorar ou gargalhar.

Houve leitores, muitas vezes, que me mandaram dizer que molharam as páginas do jornal de lágrimas enquanto liam minhas crônicas, outros que, tão pronto leram, recortaram a coluna, fizeram um quadro e o dependuraram na cozinha ou na sala, onde até hoje permanece.

Obra é isto: é o que permanece. O resto o vento leva.

Se daqui a 20 anos, 30 anos, quando eu já tiver baixado há muito tempo à sepultura, houver um gaúcho ou gaúcha que recordar alguma crônica minha com emoção de nostalgia, terá valido a pena esta aventura esplendorosa que tive no mundo do jornalismo.

A vida vale a pena quando a emoção não é pequena, por isso as melhores colunas foram aquelas em que escrevi intensamente emocionado.

Nenhum comentário: