terça-feira, 13 de julho de 2010



13 de julho de 2010 | N° 16395
PAULO SANT’ANA


Contra a Copa

Recebi incontáveis manifestações sobre minha opinião de ontem, no Jornal do Almoço, de que sou contra a realização da Copa do Mundo no Brasil e em Porto Alegre, em 2014. Eis apenas algumas delas:

“Mais uma vez, o senhor demonstra a sua inteligência e senso de respeito ao ser humano.

Parabéns pela sua manifestação no Jornal do Almoço de hoje (12/07/10). Aliás, a sua presença nos órgãos de imprensa (RBS) é imprescindível, pela sua capacidade e opinião sempre coerente. Alguém precisa dizer aquilo que o povo sente.

Estou lhe escrevendo porque recentemente passei cerca de 20 horas dentro da emergência do Hospital São Lucas da PUC. Vi o sofrimento de diversas pessoas, entre elas, meu familiar, aguardando um leito, sentado em uma cadeira desconfortável, recebendo um atendimento precário, não por culpa dos atendentes, que procuravam fazer o melhor, mas por culpa de um sistema ineficiente (SUS). Não ter leitos para acomodar as pessoas. Vi um senhor com 101 anos passar a noite sentado em uma cadeira, ante a irresignação de seus familiares.

E os governos, nas esferas municipal, estadual e federal, dando ênfase a supostas prioridades que não atendem à necessidade mais básica do ser humano, que é a saúde. Enviar dinheiro para fora do país para supostamente atender a catástrofes. Enviar tropas para cuidar da segurança de outros países.

Tudo desculpa para pintar uma imagem descaracterizada da realidade do nosso povo, quando na verdade nossas necessidades ficam em segundo plano. Quanto dinheiro será gasto com esta Copa de 2014? Quantos leitos nas emergências poderiam ser pagos, evitando-se o sofrimento de tantos brasileiros e brasileiras.

Realmente é muito difícil compreender certas coisas. De que adianta incentivar o esporte, quando não temos saúde para praticá-lo? O que o povo da África do Sul vai fazer com aqueles belíssimos estádios? Que campeonato importante vai ser disputado lá, no futuro? Alguém precisa ver a situação das emergências dos nossos hospitais. É terrível. Imagina num caso de epidemia! Alguém precisaria desafiar os nossos candidatos ao governo do Estado a passar 24 horas em qualquer uma das emergências dos nossos hospitais.

Parabéns mais uma vez pela sua posição firme. (as.) José Carlos Souza Fraga (carlos_fraga@brturbo.com.br)”.

“Boa tarde, Sant’Ana. Gostaria de não ser identificada. Concordo com tua manifestação contrária à realização da Copa aqui. É descabido e quase cruel. Procura saber sobre o que vi em reportagem feita em Port Elizabeth (África do Sul) na semana que passou, mostrando 10 mil pessoas ou famílias confinadas em muros de concreto, vivendo em casas de lata, sem água, sem saneamento e invisíveis aos olhos dos turistas e da imprensa, que não priorizou mostrar o lado humano aguardando o cumprimento de uma promessa irresponsável feita por políticos e investidores na implantação das obras já há anos atrás e que têm interesse em faturar e não se colocam no lugar dos outros. Abraços.” (O e-mail estava devidamente identificado.)

“Quero dizer ao Paulo Sant’Ana que já o admirava, mas agora ainda mais, pois acho que ele tem razão: Copa do Mundo é para países ricos.

Eu mesma estou sentindo na carne o que é ficar numa fila do SUS.

Queria ver se os que apoiam a Copa do Mundo no Brasil tivessem que ficar numa fila de SUS.

Olha, às vezes tenho vergonha do nosso país, pois com tanta coisa para se fazer e melhorar, como saúde, estradas, segurança, empregos, combater a fome no nosso país, ou será que as pessoas acham que no Brasil não tem pessoas que passam fome, será que pensam que aqui tudo é perfeito, vejam só os estragos do temporal hoje em Canoas?

Vi na reportagem uma senhora falando dos postes de luz, que colocaram estacas e assim ficou, quero dizer que em frente a minha casa aconteceu a mesma coisa, o poste estava caindo e vieram e colocaram uma estaca para segurar e assim está, isso já faz alguns meses, será que vão esperar o poste cair para trocar?

Olha, Paulo Sant’Ana, quero te dizer que te admiro mesmo, pois teus pontos de vista são realistas, realmente vês as coisas como elas realmente são e não ficas tapando o sol com a peneira. Um grande abraço, (as.) Odete E. J. da Silva (deiajappe@yahoo.com.br)”.

Nenhum comentário: