sexta-feira, 23 de julho de 2010



Eletrizante luta do bem contra o mal
Jaime Cimenti

O ancestral tema da luta do bem contra o mal já rendeu muita e boa literatura e, claro, segue rendendo, embora hoje em dia saber o que exatamente bem e mal são não é das tarefas mais simples.

O romance Rio escuro, do escritor John Twelve Hawks, que incrivelmente faz questão de manter sua identidade no anonimato, tem como trama central a luta de dois irmãos peregrinos, Gabriel e Michael Corrigan, que, em lados opostos, batalham por causas totalmente diferentes.

Gabriel acredita num mundo livre, fora do domínio da opressora Irmandade e Michael preferiu trair as próprias origens familiares e apostar no controle exercido pela instituição. A narrativa se constitui no segundo volume da Trilogia do Quarto Mundo e faz uma fantástica incursão ao mundo da ficção científica, nas trilhas de romances consagrados como 1984 e Matrix.

Acerca dos peregrinos existe apenas uma verdade: a capacidade de se libertar do próprio corpo e de enviar sua energia consciente, ou “Luz”, para um dos seis mundos, realidades paralelas descritas por visionários de todas as crenças.

Todavia, as revelações e conhecimentos por eles apreendidos tornaram-se uma ameaça ao status quo, monitorado e controlado através da Imensa Máquina por um grupo, A Irmandade. Identificar e exterminar os peregrinos, antes que possam desafiar a ordem estabelecida, tornou-se o principal objetivo dos membros da Irmandade.

O extermínio ainda não foi conluído por causa dos Arlequins, uma linhagem de guerreiros cuja missão é proteger os peregrinos a qualquer custo. Matthew Corrigan, pai de Gabriel e Michael, criador de Nova Harmonia, comunidade do Arizona à margem da vasta rede de sistemas de informação computadorizada e controle social, é um destes seres iluminados. Seus dois filhos têm o mesmo poder. Todavia, um filho seguiu os ideais e as lutas do pai e o outro, pensando que a Irmandade tomaria conta do mundo, uniu-se às forças do mal, da Irmandade.

A narrativa dá continuidade ao best-seller O Peregrino e convida o leitor a conhecer um pouco mais sobre os diferentes mundos, incluindo portais e a Arca da Aliança.

De Nova Iorque a Londres, Irlanda, Etiópia e Alemanha, o leitor acompanhará as aventuras do Peregrino Gabriel e da bela Arlequim Maya, que, juntamente com seus aliados, o protegerá dos perigos que a Irmandade pode trazer com a implantação de mudanças terríveis e do chamado Quarto Mundo. Rocco, www.rocco.com.br, 384 páginas.

Nenhum comentário: