sexta-feira, 23 de julho de 2010


Jaime Cimenti

E Deus criou Porto Alegre....

Depois de ter criado Londres, Paris, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Roma e algumas outras cidades, e de ter “pegado experiência”, Deus criou Porto Alegre.

O Patrão lá de riba caprichou nos sete morros, que não fizeram muito sucesso, mas deixaram a city com cara de São Francisco da Califórnia. Deus criou uma espécie de lago-estuário-praia do Guaíba, que a galera chamou de rio mas não cuidou e aí foi abandonado até pelos navios maiorezinhos. No primeiro dia, segunda, Deus encaminhou portugueses, índios e afro-descendentes para povoar o pedaço.

No segundo dia, a pedido dos médicos otorrinos e pneumos, dos necessitados de cobertores de orelha e dos noivos em geral, Deus criou o inverno na Capital. Rinite, sinusite, alergia, gripe, resfriado, febre, pneumonia e outras “ias” surgiram para desafiar e fortalecer os nativos.

No terceiro dia Deus deu um refresco e mandou abrir uma primavera desabrochantemente linda, com outubros maravilhosos, flores lilás, ventos e Feira do Livro.

No quarto dia Deus resolveu completar o povoamento e civilizar e embelezar ainda mais o Porto e aí mandou vir italianos, alemães, franceses, japoneses, poloneses, chineses, espanhóis e outros importados. Porto Alegre se tornou muitas, tipo Lisboa no centro, Paris na Redenção, Itália na Vilanova, Alemanha na Floresta e no Moinhos e etc.

No quinto dia com os porto-alegrenses já meio erotizados, bronzeados, menos roupa e mais descontração nos bares, Deus criou aqueles “calorezinhos” de verão, para animar os habitantes a irem “pras praia”. No sexto dia Deus aproveitou para criar sua obra-prima outonal em Porto: o mês de abril, o mês que até os turistas de lazer em Porto gostam.

No sétimo dia, domingo, Deus se superou e, além do abril, misturou as estações num só dia, para testar o nariz de todos e para todo mundo dizer que aqui nem o tempo é rotineiro. Bom, aí o Patrão lá de riba resolveu dar uma descansada do trânsito, da segurança, da falta do metrô e de umas outras coisas e foi curar o resfriado num sítio no Lami, tomando chá de mel com limão.

Teve de pedir churrasco pela tele-entrega, ficou pensando, se arrependeu de ter botado tantos morrinhos por aí, que desanimam os ciclistas, pensou que no morro do cemitério poderia ter providenciado um condomínio horizontal mas, ao fim e ao cabo, refletiu que acertou muito mais do que errou e que os porto-alegrenses deram, dão e darão um “âpigreide” no local.

Nenhum comentário: