terça-feira, 27 de julho de 2010



27 de julho de 2010 | N° 16409
CLÁUDIO MORENO


Visitando os clássicos

1 - “Todos os seres estão minguando”, nos diz Aeliano. “Não nos espanta que o próprio homem, que nasce para durar tão pouco tempo, vá ficando mais mirrado a cada nova geração - se até mesmo os rios vão secando e as mais altas montanhas têm diminuído sensivelmente de altura!

Os marinheiros me asseguram que já não conseguem ver o vulcão Etna da distância de que antes o avistavam, e o mesmo dizem do monte Olimpo e do monte Parnaso. Aqueles que observam atentamente a natureza estão convencidos de que o mundo caminha para sua destruição”. Aeliano escreveu essas linhas no início da Era Cristã, há quase dois mil anos.

2 - Um casal de centauros contempla embevecido o centaurinho que brinca inocentemente nas areias de uma praia do Mediterrâneo. O pai centauro então se vira para a mãe e pergunta: “Devemos contar-lhe que ele não passa de um mito?”. Esta bela história encontra-se nos Contos Filosóficos, de Kostas Axelos, filósofo grego moderno. Um cínico acrescentaria, com certeza: “Não adianta, porque o bichinho não vai acreditar. É sempre assim; eles só vão se dar conta de certas coisas quando chegam à idade dos pais”.

3 - “Forasteiro, para e lê; é pouco o que tenho para dizer-te. Este é o triste sepulcro de uma mulher adorável, a quem os pais deram o nome de Cláudia. Amou seu marido de todo o coração; dos dois filhos que teve, um continua entre os vivos, o outro jaz debaixo da terra. Era graciosa ao falar e tinha um andar delicado. Cuidava da casa e fiava a lã. Era o que eu tinha a dizer. Adeus.” - Epitáfio em túmulo romano do segundo século antes de Cristo.

4 - É Heródoto quem conta: Cambises, rei da Pérsia, era um governante severíssimo, inflexível com tudo aquilo que se relacionasse com a justiça. Certa feita, tendo nomeado um de seus favoritos, um tal Sisamnes, para o cargo de juiz, descobriu que o amigo traía sua confiança e vendia sentenças com a mesma naturalidade que as bancas do mercado vendiam frutas e legumes.

Ao ver que a liberdade e os bens de seus súditos eram assim sacrificados para enriquecer o corrupto, ficou tão indignado que mandou prender Sisamnes e executá-lo de uma forma exemplarmente terrível: o condenado foi esfolado vivo, tendo a pele extraída em tiras cortadas a partir do pescoço, com as quais foi recoberta a cadeira usada no tribunal.

Ao mesmo tempo, para mostrar ao povo que essa crueldade provinha apenas de seu amor pela justiça, indicou Otanes, que era filho do condenado, para ocupar o mesmo cargo do pai, advertindo-o de que qualquer parcialidade seria punida de maneira semelhante.

Dizem que, ao julgar certas causas, o sucessor, que foi um dos juízes mais corretos que a Pérsia já teve, não conseguia esconder a agitação, remexendo-se desconfortavelmente sobre o assento.

Nenhum comentário: