segunda-feira, 4 de novembro de 2019



04 DE NOVEMBRO DE 2019
GRAMADO

Magia no lago

Espetáculo mais caro do Natal Luz tem fogos, músicas clássicas, acrobacias aéreas e tecnologia para emocionar visitantes.

Basta adentrar pelos pórticos de Gramado para perceber que a cidade já deu início às comemorações de seu tradicional Natal Luz, evento que se estenderá até 12 de janeiro com quase 500 atrações. A decoração faz brilhar os olhos dos visitantes, as intervenções artísticas nos pontos turísticos da cidade reúnem centenas de pessoas diariamente e os grandes espetáculos emocionam crianças e adultos.

Há uma atração, em especial, que impressiona pela superprodução para apresentar um resgate da essência natalina, aliando música, dança, shows de fogos de artifício e efeitos especiais. É o Illumination, o espetáculo do lago deste ano e a principal aposta da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do 34º Natal Luz.

- Nunca se trabalhou tanto com tecnologia quanto nesse show - ressalta Edson Néspolo, presidente da Gramadotur.

Exibido no Lago Joaquina Rita Bier, próximo do centro de Gramado, o Illumination ganhou investimento de cerca de R$ 10 milhões, sendo o espetáculo mais caro deste ano - atrás dele, vem Desfile - a Magia do Noel, com R$ 6 milhões. Os números do elenco falam por si só: das 165 pessoas envolvidas, 96 sobem ao palco, entre cantores, atores, bailarinos, coralistas, maestros e percussionistas.

- É algo que nunca tivemos no espetáculo do lago antes. A proposta é de que as pessoas se emocionem e saiam com a sensação de quero mais - adiantou Sérgio Korsakoff, diretor do Illumination.

Participação

Ele retorna à criação deste tipo de show após quatro anos afastado do Natal Luz de Gramado por motivos pessoais. Esta apresentação marca, além da volta de um de seus principais diretores, o resgate da linguagem musical de antigas atrações, como o Nativitá.

- Por ter ficado 25 anos à frente do espetáculo do lago, aprendi tudo o que é certo e o que é errado. A vida é uma experiência que nos ensina diariamente, e sempre digo que a gente não aprendeu, ainda está aprendendo. É o que pretendo fazer nesse show - ressalta Korsakoff.

É difícil não reconhecer a voz que dá início ao Illumination. Cid Moreira, um dos ícones do jornalismo brasileiro, com 92 anos de vida e 75 de carreira, foi convidado para narrar a primeira parte do espetáculo. São cerca de 15 minutos de história sobre a criação do mundo e o nascimento de Jesus, durante os quais a emblemática voz de Cid dá lugar a ações musicais e fogos de artifício. A narração é acompanhada por shows de luzes, projeções de imagens em paredes de água, atores representando José, Maria e os Três Reis Magos e um anjo que atravessa o lago com uma performance de acrobacia aérea em uma tirolesa.

Não é a primeira participação de Cid no Natal Luz. Ele foi chamado por Korsakoff para narrar um espetáculo em 2013, pois faz um importante trabalho de divulgação da Bíblia. O apresentador dedicou-se a gravar leituras do livro sagrado entre 2004 e 2010, o que também representa a essência no Natal.

MARIANA FRITSCH

Nenhum comentário: