03 DE ABRIL DE 2019
ARTIGO
UMA CAUSA DO ESTADO E DO BRASIL
Para retomar o crescimento econômico no Brasil, é necessário estimular o empreendedor e promover a produção nacional. É nesse contexto que o nosso vinho precisa ter um novo tratamento. Sua qualidade é reconhecida internacionalmente, mas sua competitividade se mostra comprometida frente a produtos de outros países. Trata-se de um caso emblemático que mostra como é urgente uma mudança na lógica da incidência de impostos no Brasil.
Para isso, estamos propondo a criação de um regime tributário especial para a atividade vitivinícola, iniciativa que impacta diretamente Bento Gonçalves e mais 22 municípios da serra gaúcha. Impacta para a economia, o turismo, a cultura e o rendimento das famílias. Impacta também, portanto, para o Rio Grande do Sul e para o Brasil.
Estamos mobilizados para sensibilizar nossas lideranças políticas sobre essa causa. A Zona Franca da Uva e do Vinho é fundamental para diminuir a concorrência desleal dos vinhos chilenos, argentinos e uruguaios, por exemplo, que ingressam no Brasil com preços competitivos em virtude dos incentivos fiscais que recebem dos governos de seus países.
O desafio é gigante: hoje, de cada 10 vinhos finos abertos no Brasil, nove são importados. A nossa bebida não perde nada em qualidade, pelo contrário, mas no tributo de 54% que a encarece.
Estamos unidos, articulados e mobilizados. Nossa demanda chegou até o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que visitou a região. O compromisso dele, assim como o importante apoio dos parlamentares gaúchos, será decisivo para desarquivar e levar à votação em plenário esse projeto. Nosso Vale dos Vinhedos recebe mais de 400 mil turistas por ano. Se conseguirmos reduzir os impostos na venda direta de vinhos aos visitantes, podemos ampliar ainda mais esse fluxo.
Estamos diante de uma grande oportunidade em que todos ganham. A carga tributária hoje no país é um dos principais entraves da economia. Ao pensarmos no estímulo da cadeia vitivinícola, abrimos caminhos para que a iniciativa privada invista ainda mais em todos os segmentos. Assim, todos sairão ganhando: consumidor, turismo, governos, municípios e população. Eis uma causa para unir a todas nossas lideranças: a Zona Franca da Uva e do Vinho. Vamos lutar juntos!
Prefeito de Bento Gonçalves gabinete.prefeito@bentogoncalves.rs.gov.br
GUILHERME PASIN
Nenhum comentário:
Postar um comentário