Lançamentos
Minha aldeia, o mundo (wwLivros, 264 páginas), do contabilista, contista e cronista Adilar Signori, coletânea de crônicas, marca sua estreia em livro individual. Ele tem 62 prêmios literários e participou de 45 antologias.
Seus 56 textos tratam de recuperar o tempo em sua aldeia universal, a Roca Sales na beira do Vale do Taquari, com sensibilidade e afeto. Revista BBM (publicação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo, número 1), editada por Plínio Martins Filho, traz textos sobre viajantes, sociabilidade feminina na Porto Alegre dos anos 1920, gralhas em Machado de Assis, Biblioteca Mindlin e as publicações da BBM. Linha de chegada - O poder do hábito e da disciplina para conquistar suas metas (Editora Linha de Chegada, 134 páginas), da jornalista Cristiane Moraes, da psicanalista Márcia Tolotti e do treinador e ultramaratonista Marialdo Rodrigues, trata de corridas, corredores, técnicas e da crença no trabalho com dedicação.
A propósito...
Modestamente, dentro das minhas milhares de limitações, sempre me inspirei em dois grandes jornalistas: Paulo Fontoura Gastal e Danilo Ucha. Eles respeitavam os nomes consagrados, os novos, os rio-grandenses, os brasileiros e os estrangeiros. Sempre foram democráticos, plurais e trabalharam com carinho e competência para a sociedade.
Foram profissionais-modelos na área da cultura e Danilo, também na economia e na política. Sempre lembro deles e talvez por essas coisas essa coluna Livros este ano completa 25 anos de publicação ininterrupta. Andam até me chamando até de decano... bom, mas decano duro (nos princípios...), mas sem perder a ternura jamais... Obrigado, queridos leitores! -
Jornal do Comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/colunas/livros/2019/04/678922-surto-coletivo-sombrio.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário