quinta-feira, 4 de setembro de 2014


04 de setembro de 2014 | N° 17912
LUCIANO ALABARSE

TESOURO INESPERADO

Quando Marisa Monte, por motivo de viagem, não gravou Me Dê Motivo, abertura do disco dedicado à obra de Michael Sullivan, os produtores convenceram Adriana Calcanhotto a assumir a canção. Ponto para eles. Adrix, em uma de suas vindas a Porto Alegre, me falou do CD, mas nunca calhou de encontrá-lo nas lojas. Foi numa viagem a Belo Horizonte, procurando livros do Caio F. para presentear amigos mineiros, que o encontrei, meio abandonado, numa prateleira da Saraiva. Agarrei firme o tesouro inesperado.

Mais Forte que o Tempo é um tributo belíssimo. Cantores como Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Arnaldo Antunes, entre muitos, cravam sabor de novidade às regravações. Por finalmente nivelar as vozes de Gal Costa e Tim Maia, só a mixagem de Um Dia de Domingo valeria o disco. Mas quem rouba a cena é Alice Caymmi, a mais bonita voz da nova geração de cantoras brasileiras.

A sobrinha de Nana arrebenta, em gravação visceral de Abandonada. A canção dá voz a uma mulher que, chutada como uma cachorra, se humilha em versos tristíssimos. Grita, suplica e implora migalhas de um amor recusado. Nem Adele H rastejou assim. Quem nunca traiu ou foi traído, que atire a primeira pedra no desespero alheio. Esqueça Gadús e Carolinas. E, por favor, preste atenção em Alice Caymmi.

Quando viajo, escolho sempre um livro para me fazer companhia. Desta vez, segui o conselho de Bertolt Brecht e encarei As Aventuras do Bom Soldado Svejk, do Jaroslav Hasek, um dos três livros mais importantes do século 20. Opinião do Brecht. O checo Hasek dissipou sua vida bebendo todas, mas nos legou um petardo literário poderoso. Seiscentas páginas maiúsculas. O Svejk do título é um soldado ingênuo, exagerado e cativante, que muitos comparam ao Dom Quixote, de Cervantes.


Das maiores cantoras do mundo, fadista e diva, Mísia mostra reverência e invenção em São 3, show que abre o Porto Alegre Em Cena, centrado em Lupicínio, Caymmi e Cartola. Imperdível. MESMO.

Nenhum comentário: