sábado, 10 de março de 2012



10 de março de 2012 | N° 17004
PAULO SANT’ANA


O que devemos beber

Outro dia, escrevi uma simples, singela, amena coluna, que no entanto teve grande repercussão: perguntei se tinha de tomar dois litros de água por dia ou dois litros de líquidos por dia.

Respondeu-me o dr. Júlio Bergmann, médico cirurgião com pós-graduação em Medicina Antienvelhecimento.

Ele me mandou dizer que nosso corpo, em média, é feito de 70% de água, 20% de matéria orgânica e 10% de minerais. Nós somos, portanto, um aquário ambulante, segundo o médico e bioquímico mais famoso do mundo, dr. Guyton.

Segundo o dr. Bergmann, os refrigerantes e as cervejas passam por um processo de osmose reversa, isto é, todos os minerais são retirados da água, o que chamamos de água morta. Não existe vida em água morta. Quando alguém levanta o braço, é necessário que haja condução de eletricidade em seu corpo. Para que haja essa condução, a água de seu corpo precisa estar mineralizada.

Dessa forma, quando se ingere um líquido sem minerais, precisamos transferir (sequestrar) minerais de nossos ossos para que possamos conduzir a eletricidade.

Isto gera osteoporose, o que explica altos índices de osteoporose na população que ingere refrigerantes e cervejas regularmente.

Por isso é que ele condenou que este colunista beba só refrigerantes. Ele diz que tanto refrigerantes quanto cervejas são líquidos extremamente ácidos. Afirma que todos os metabólitos ruins que nosso corpo produz são ácidos. Quando ingerimos líquidos ácidos, o nosso organismo tem extrema dificuldade para eliminar esse lixo ácido que produzimos todos os dias. O acúmulo dele no nosso organismo provoca uma série de doenças crônicas. Sabemos, também, diz o dr. Bergmann, que o câncer se desenvolve em meio ácido.

Por isso, ele desaconselha que bebamos somente refrigerantes e cerveja.

Mas é muito mais radical ainda o nosso médico. Ele desaconselha os sucos que bebemos e estão à venda em todos os lugares.

Afirma que a fruta é extremamente saudável, mas desde que ingerida in natura. A fruta contém vitaminas, minerais e principalmente fibra, que é o antídoto da frutose.

Na forma de sucos, porém, nosso organismo não sabe lidar com a frutose, açúcar da fruta.

Nos EUA, segundo ele, alguns colégios passaram a dar apenas sucos de frutas para as crianças, com o objetivo de melhorar a qualidade dos líquidos ingeridos. Para espanto geral, as crianças começaram a engordar excessivamente e a apresentar fígado gorduroso.

Por isso é que, incrivelmente, o cientista que me escreveu conclui que os sucos de frutas não são bons líquidos para serem ingeridos.

Dá para acreditar?

Mas vai mais longe em sua audaciosa tese o dr. Bergmann. Ele desaconselha a maioria dessas águas minerais que bebemos.

Diz que a única água que devemos beber é água alcalina ionizada, rica em minerais e antioxidantes. E diz que hoje já é possível ter acesso a essa água no Estado e no país. E que o ideal é que tomemos dois litros dessa água por dia, desprezando todos os outros líquidos que estamos acostumados a beber.

É possível que o doutor tenha exagerado em seus conselhos. Essa de condenar os sucos pode ter sido o maior exagero.

Mas, como ele é uma autoridade, resolvi transferir para meus leitores suas conclusões

Nenhum comentário: