Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
sexta-feira, 2 de março de 2012
02 de março de 2012 | N° 16996
PAULO SANT’ANA
A importância da água
Nunca decifrei um conselho de saúde muito corrente: o de que se tem de beber dois litros de água por dia. O que eu não sei é se são dois litros de água ou dois litros de líquidos que se tem de beber por dia.
Eu explico: há 40 anos que não bebo uma gota de água sequer. Em compensação, há 40 anos que bebo de três a quatro litros de líquido por dia.
Eu não sou fã da água. Eu sou fã da Coca Zero, do Guaraná Zero. É só praticamente o que bebo.
Então, eu tenho uma pergunta: os refrigerantes que bebo não contêm água? Mas é claro que contêm.
Vou mais longe: até os sucos de frutas que subsidiariamente eu bebo contêm água (não vão me dizer que a maior parte desses sucos que se bebem não é água!).
Fica, então, a minha pergunta: ando procedendo bem nesses últimos 40 anos, atendo a esse conselho básico de saúde que exige que se bebam no mínimo dois litros de líquidos por dia?
Ou será que tem de ser água pura os dois litros por dia de líquidos que tenho de ingerir?
Essa é resposta que eu queria de alguém.
Porque eu posso estar errado e o meu organismo está sentindo falta de água e está me cobrando de alguma forma.
Sei que este assunto que estou abordando é do máximo interesse dos leitores, que também devem ter essa minha dúvida.
O Nílson Souza, aqui do meu lado, viu que eu estava escrevendo sobre isso e afirmou um palpite: a gente tem de tomar água mesmo que seja sem vontade.
Há médicos que vão ao extremo de afirmar que temos de beber cinco litros de água por dia. É uma força de expressão, mas é uma força que tem força.
Eu sei que tudo isso vem de uma só origem: nós ficamos, se não estou enganado, presos a uma bolsa amniótica no ventre de nossas mães, durante nove meses de gestação.
Então, nós somos fruto do líquido amniótico. E nunca mais na vida poderemos nos separar dos líquidos. E, como se sabe, a água é o líquido mais popular: a cerveja é de água, o refrigerante é de água, as frutas se formam pelas águas, tudo o que se colhe nas lavouras é aguado nas plantações, até mesmo os trigos, pais dos pães, se formam pela água e contêm água.
A cachaça, por exemplo, contém água, se não contivesse, não se chamariam os bêbados de paus-d’água.
Tomem nota: o Banrisul vai recuar e finalmente cederá e aceitará os só 20% de garantia da Andrade Gutierrez.
Esta coluna se permite dar um conselho ao governador Tarso Genro e ao prefeito José Fortunati: assumam logo e depressa que a Copa do Mundo será realizada na Arena e evitem assim um fiasco histórico maior ainda que o fiasco da Copa das Confederações.
Quem avisa amigo é.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário