segunda-feira, 5 de novembro de 2007



Piloto da TAM manobra durante vôo para evitar possível colisão
Publicidade - da Folha Online

Passageiros de um vôo da TAM que partiu de Palmas, no Tocantins, com destino a Brasília, na manhã desta segunda-feira foram surpreendidos com uma manobra brusca feita pelo piloto --ele subiu a aeronave aparentemente para evitar uma colisão.

De acordo com a TAM, o vôo JJ-3813 decolou de Palmas às 5h15 de hoje e pousou em Brasília às 7h14.

Após cerca de 30 minutos de vôo, o piloto realizou a manobra seguindo orientações do TCAS (sigla para Traffic Allert and Collision Avoidance System), equipamento de segurança que avisa do possível risco de uma colisão.

"Sou piloto. Entendi que ele [piloto] fez a manobra para evitar uma colisão. Em 15 segundos ele subiu uns 6.000 pés [cerca de 1,82 km]. Foi uma manobra radical", disse um dos passageiros do vôo, o prefeito de Porto Nacional, no Tocantins, Paulo Mourão (PT).

De acordo com o prefeito, aproximadamente três minutos após a subida brusca, o piloto falou aos passageiros porque subiu de repente. Segundo Mourão, o comandante da aeronave disse que o equipamento o alertou sobre a presença de uma outra aeronave, vindo no sentido contrário, a cerca de 90 metros abaixo do avião da TAM.

"Ele fez a manobra com perfeição. É bom, senão não faria. Depois explicou o que fez, então vimos a gravidade", afirmou Mourão.

Durante os 15 segundos em que o avião subia, não houve pânico entre os passageiros, segundo o prefeito. "Foi tão rápido. Não dá tempo nem de gritar. A força que nos puxou para baixo, não há como se mexer.

Imagino que os pilotos, que sabiam o que estava acontecendo ficaram calmos. Mas a gente que não sabe, não fica calmo não", disse o prefeito.

A Aeronáutica informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que análises dos dados gravados nos radares do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) apontaram que não havia nenhuma aeronave num raio de cerca de 37 km do avião da TAM.

Well, só no feriadão morreram 104 pessoas em acidentes de carrro. Isso é quase uma avião lotadinho. E muitas pessoas continuam querendo ser os senhores da estrada.

Nenhum comentário: