Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
terça-feira, 13 de novembro de 2007
13 de novembro de 2007
N° 15417 - Liberato Vieira da Cunha
Onde fica o Brasil?
Segundo conta Veja, uma pesquisa do Instituto Ipsos submeteu mil pessoas de 70 municípios das nove regiões metropolitanas a uma pergunta simples: onde fica o Brasil? Mesmo auxiliados por um mapa-múndi aberto à sua frente, 50% não souberam localizar o país.
Dos restantes, 2% apontaram a Argentina, outros 2% se dividiram entre o Chade e a República Democrática do Congo, enquanto 29% nem tentaram responder. Quase 10% dos ouvidos que passaram por uma faculdade desconheciam que estamos localizados na América do Sul.
O desastre não foi menos espantoso em relação às demais nações que habitam a nave azul em que viajamos todos. Só 18% conseguiram identificar os Estados Unidos e 3% reconheceram o lugar da França.
O Japão foi colocado na Austrália por 7%, para 4% os States são a Rússia e 5% situaram a Argentina na Bolívia.
Tudo isso pode parecer engraçado, mas em verdade autoriza a supor que nossas escolas não têm um trivial equipamento que se chama globo terrestre, mesmo um daqueles montados com gomos de papelão.
Nove entre dez políticos costumam prometer que dotarão as salas de aula de computadores. A intenção é louvável, mas conviria que verificassem antes se dispõem de giz, quadro-negro ou um mapa.
Se uma criança ou um adolescente, ou mesmo um adulto, não faz remota noção de onde fica a própria terra, é altamente improvável que faça uma idéia precisa do planeta que habita. Na prática isso quer dizer que jamais chegará perto de compor uma cosmovisão.
Isso implica ignorar a diversidade de culturas entre os povos, a história de países diferentes ou elementos fundamentais de filosofia comparada. Lembra Veja que os brasileiros atribuem aos americanos uma grande ignorância em matéria de geografia.
O mais recente levantamento sobre o tema mostrou no entanto que 86% deles sabem onde ficam, 81% reconhecem o México, 54% a França e 47% a Argentina. São números respeitáveis, mas isso não é o mais impressionante.
Outras pesquisas no Brasil já comprovaram que dois em cada três alunos são incapazes de interpretar um simples texto claro e direto.
Mais, quatro a cada cinco universitários não lêem mais do que um livro por ano, descontados aqueles que são obrigados a percorrer pelo curso em que navegam.
Além de uma questão de geografia, estamos assim diante de um fenômeno mais inquietante. Nossas escolas não ensinam crianças e adolescentes a formular juízos críticos ou a conhecer a realidade que as cerca.
Pois isso, mais do que em mapas, deve ser lido em páginas impressas.
Uma excelente terça-feira com sol e temperaturas amenas, mas já com promessas de chuva para amanhã.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário