terça-feira, 27 de novembro de 2007



27 de novembro de 2007
N° 15431 - Moacyr Scliar


Resumos

Não costumo acompanhar as novelas de tevê e isto, em parte, explica a minha perplexidade, que deve ser a perplexidade de outros na mesma situação, diante dos resumos das novelas diariamente publicados aqui em ZH.

Vejam, por exemplo, este resumo de Malhação: "Capitão proíbe Gustavo de falar com Angelina.

Débora confessa que a idéia de apagar a luz foi sua. Domingas descobre que havia outra pessoa com a fantasia de Gustavo. Os alunos viram professores por um dia. Conceição pede permissão a Béatrice para fazer trabalho extra na cozinha do colégio.

Gustavo conversa com Angelina". Há aqui uma idéia ótima ("Os alunos viram professores por um dia" - ótima, desde que não inclua os salários pagos aos professores, bem entendido), mas de resto as outras frases são, no mínimo, intrigantes.

"Débora confessa que a idéia de apagar a luz foi sua" - mas o que significa, afinal, essa idéia? Débora estava fazendo economia de energia elétrica? Neste caso, porque o "confessa", se podia até se gabar disso?

E o que aconteceu, quando a luz se apagou? "Gustavo conversa com Angelina": será que ele é o único Gustavo que conversa com uma Angelina?

Mas este é o problema com os resumos. Que, entre parênteses, são necessários. Quando meus amigos tinham filhos em idade escolar, não era raro que eu recebesse um desesperado telefonema de um menino ou de uma menina (em geral no domingo às onze da noite): "Tio, tenho de entregar um trabalho sobre ti amanhã no colégio.

Tio, me resume aí ligeirinho tua vida e tua obra". Intimação semelhante àquela que provavelmente receberemos no Juízo Final, quando comparecermos diante de Deus. Impaciente, o Senhor nos intimará: "Resume aí tua vida e tua obra. E rápido, que a fila está grande".

Falando nisso, vocês já imaginaram como seria a Bíblia resumida? Algo assim: "Deus cria o universo em seis dias e descansa no sétimo. Adão e Eva comem do fruto proibido e são expulsos do Paraíso.

Caim pergunta a Deus se por acaso é guarda de seu irmão. Moisés faz com que se abram as águas do Mar Vermelho". Ou obras literárias em geral, como Dom Quixote: "Dom Quixote investe contra os moinhos de vento e se dá mal". E assim por diante.

Resumos são ótimos. Economizam tempo, economizam espaço no texto. Mas às vezes exigem verdadeiros adivinhos para interpretá-los.

Amanhã, às 20h, na Padre Chagas, 65, Carlos Nejar autografa História da Literatura Brasileira (Relume-Copesul). Grande obra. E não é resumo.

No dia 30 completam um ano os Parques Eólicos de Osório, notável empreendimento de produção de energia limpa. Festa, lançamento de livro (Ventos do Sul) e de filme (Cidade dos Ventos) celebram a data.

Nenhum comentário: