terça-feira, 23 de dezembro de 2025

TOTVS assina contrato de R$ 80 milhões para aquisição da TBDC

Herszkowicz destaca avanços da transformação digital do agronegócio

Herszkowicz destaca avanços da transformação digital do agronegócio

TOTVS/Divulgação/JC
Compartilhe:
whatsapp sharing button
twitter sharing button
facebook sharing button
linkedin sharing button
Patricia Knebel
Patricia Knebel
A TOTVS assinou contrato para aquisição da TBDC pelo montante de R$ 80 milhões. Com este movimento, a empresa projeta reforçar a estratégia de especialização por setor da economia, oferecendo tecnologia para gestão agrícola de ponta a ponta.
Fundada em 2018, a TBDC é especializada em soluções para o agronegócio, abrangendo toda a cadeia produtiva, desde a manufatura até o produtor rural. Seu portfólio inclui, entre outras plataformas, o “TBDC CRM”, solução focada e adaptada à realidade do agronegócio.
“Essa aquisição vem para fortalecer nosso portfólio ao oferecer um CRM desenvolvido especialmente para a realidade do agronegócio, reduzindo complexidade e elevando a aderência para revendas, distribuidores e cooperativas. A complementaridade das nossas soluções permitirá uma integração ágil ao ecossistema TOTVS, beneficiando nossos clientes do setor”, comenta o presidente da TOTVS, Dennis Herszkowicz.
Ele analisa o momento do agro brasileiro, mais focado em transformação, impulsionado por uma busca contínua por tecnologia, eficiência e inteligência em toda a cadeia produtiva. Do campo à gestão, o setor avança para modelos mais digitalizados, orientados por dados e integrados a soluções que tornam os processos mais ágeis, previsíveis e estratégicos.
“Cada vez mais, produtores entendem que tecnologia não é apenas apoio operacional, mas um fator decisivo na busca por competitividade e sustentabilidade. Esta aquisição reforça a posição da TOTVS de trusted advisor para clientes do agro, trazendo inovação e tecnologia de ponta para toda a cadeia”, destaca Herszkowicz.
O contrato prevê o pagamento de preço de compra complementar (earn-out), sujeito ao cumprimento de metas e de outras condições.

Eve realiza com sucesso primeiro voo de veículo não tripulado

A Eve Air Mobility, companhia do Grupo Embraer dedicada ao desenvolvimento de soluções para o mercado de Mobilidade Aérea Urbana, concluiu com sucesso o primeiro voo de seu protótipo não tripulado em escala real do seu eVTOL, aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical.
O voo inaugural, realizado na unidade de testes da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), marca o início da fase de testes e confirma a integração de sistemas essenciais da aeronave, como o conceito de fly-by-wire de quinta geração e os rotores dedicados exclusivamente ao voo vertical.
A empresa realizará centenas de voos após o voo pairado da semana passada (hover flight), expandindo gradualmente o envelope para a transição para voos totalmente sustentados pelas asas (wingborne flight) ao longo de 2026.
"Hoje, a Eve voou. Este é um marco histórico para nossos colaboradores, clientes, investidores e para todo o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana", afirma Johann Bordais, CEO da Eve. "Este voo valida nosso plano, executado com rigor para entregar a melhor solução ao mercado. Conseguimos capturar informações cruciais que nos permitirão avançar com segurança e confiança no caminho até a certificação", reforça.
A Eve produzirá seis protótipos certificáveis para conduzir a campanha de testes em voo com foco na certificação da aeronave.
A empresa segue trabalhando em colaboração com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), autoridade primária do eVTOL da Eve, para avançar na regulação e no processo de certificação. A expectativa é alcançar a certificação de tipo, realizar as primeiras entregas e iniciar a operação comercial em 2027.
"Testamos nossas leis de controle, verificamos a integração dos oito rotores sustentadores e avaliamos o gerenciamento de energia, a resposta dinâmica da aeronave e o ruído externo", explica o Chief Technology Officer da Eve, Luiz Valentini. Segundo ele, o protótipo se comportou exatamente como previsto.
"Com estes dados, ampliaremos o envelope da aeronave e avançaremos para o voo de transição sustentado pelas asas de maneira disciplinada, aumentando para centenas de voos ao longo de 2026 e construindo o conhecimento necessário para a certificação de tipo", aposta.
Serpro amplia blindagem do Siafi com proteção baseada em IA
O Serpro desenvolveu uma nova camada de proteção para o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) para o Tesouro Nacional. O objetivo é identificar e prevenir atividades suspeitas antes que causem impacto à gestão da Conta Única.
Trata-se do Siafi-IA, solução de defesa construída com modelos avançados de Inteligência Artificial e análise comportamental, aplicada diretamente ao ambiente do sistema.
Com tecnologia integralmente projetada pelo Serpro, o Siafi-IA utiliza mais de 15 modelos de IA atuando de forma integrada, monitorando padrões de uso dos operadores durante transações de pagamento.
A ferramenta, atualmente implantada para apoiar as transações realizadas pelo Tesouro Nacional, identifica desvios significativos no comportamento esperado e aciona alertas automáticos às unidades pagadoras sempre que há indícios de irregularidade, permitindo análise humana antecipada e fortalecendo o combate a fraudes e tentativas de uso indevido de credenciais. O gestor do projeto no Serpro, Sérgio Dias, comenta que a inovação acompanha a sofisticação dqos ataques que hoje desafiam sistemas críticos.
"O Siafi-IA emprega técnicas de análise comportamental usadas no enfrentamento às modalidades mais complexas de fraude, especialmente quando credenciais legítimas são capturadas ou exploradas indevidamente. É uma camada preventiva que se adapta à evolução das ameaças", disse.

Nenhum comentário: