
10 de Dezembro de 2025
SUA SEGURANÇA - Humberto Trezzi
Equipamento de internet por satélite em cela de presídio
Um aparelho de conexão via satélite, capaz de fornecer internet em alta velocidade e sem necessidade de antena de telefonia, foi encontrado pela Polícia Civil dentro da cela de um presídio. Trata-se de um Starlink, da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk.
A descoberta ocorreu em 27 de novembro, durante buscas da Delegacia de Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas. O equipamento estava na cela de Lucas Muniz Sartori, indiciado como traficante e idealizador de falsas rifas. Ele é coproprietário de uma pequena empresa de transporte de Canoas, apontada pela Polícia Civil como responsável por trazer à Região Metropolitana caminhões com cargas de drogas do Paraguai. Os entorpecentes eram comprados por facções rivais, em sistema de consórcio.
Drones
O secretário estadual do Sistema Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, acredita que o aparelho tenha sido deixado na prisão por drones - a nova tática usada pelos bandidos. Até por isso, a Polícia Penal adquiriu aparelhos antidrone para 15 presídios. São similares aos usados na guerra da Ucrânia: eles mandam sinais que derrubam o robô voador.
Localizamos mais de 8 mil celulares direcionados para o sistema prisional gaúcho, desde que assumimos. Desses, 2 mil foram pegos antes de ingressar nos presídios - diz.
Pozzobom admite que a instalação do sistema bloqueador de sinais de telefonia e internet na Modulada de Charqueadas está atrasada e diz que isso está sendo cobrado da empresa que firmou o contrato com o governo estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário