27 DE OUTUBRO DE 2022
INFORME ESPECIAL
Um legado ambiental para Porto Alegre Primeira atração do Planeta Atlântida
Maria do Carmo Conceição Sanchotene (foto) foi uma apaixonada por árvores. Pioneira no tema da arborização urbana em Porto Alegre e defensora da causa no Brasil, Cacaia, como era conhecida, partiu aos 69 anos, em dezembro de 2021, após sofrer uma parada cardíaca enquanto dormia. Hoje, seu acervo particular, com 400 livros, será doado pela família à biblioteca da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) da Capital.
Por décadas, a bióloga atuou no órgão municipal, onde foi diretora da Divisão de Proteção à Flora e Fauna e coordenou a elaboração do Plano Diretor de Arborização de Vias Públicas, em 2000. Maria via no plantio de mudas uma forma de mitigar os efeitos colaterais indesejados da urbanização acelerada - e estava certa.
Ela também foi uma das idealizadoras e fundadoras da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e, já aposentada, ajudou a redigir o projeto de lei que cria uma política nacional na área. Em discussão no Congresso, o texto reconhece as árvores como elementos de infraestrutura essencial nas cidades e orienta as prefeituras sobre como planejar o plantio.
Entre os livros doados, estão obras sobre meio ambiente, planejamento urbano, botânica e biomas brasileiros. Há inclusive títulos da própria doadora, entre eles Frutíferas Nativas Úteis à Fauna na Arborização Urbana.
- A temática do meio ambiente e da preservação nunca esteve tão atual. Dividir isso com a comunidade nos enche de orgulho e é uma forma de dar continuidade ao que ela sempre pregou - diz Maria Cláudia Conceição Sanchotene, uma das filhas da bióloga.
Maior festival de música do sul do país, o Planeta Atlântida não só está de volta como, agora, já tem sua primeira atração confirmada: o cantor e compositor gaúcho Armandinho (foto), um velho conhecido dos planetários por sua ligação afetiva com o evento.
Ontem, na festa de lançamento da nova edição, em Porto Alegre, para convidados do mercado e do meio artístico, o cantor deu uma amostra do que levará ao palco.
Após dois anos de interrupção devido à pandemia, o evento vai ocorrer entre os dias 3 e 4 de fevereiro de 2023, na sede campestre da Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba). O festival é uma realização do Grupo RBS e de DC Set Group, com patrocínio de Renner, Banrisul e Unisinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário