O FUTURO COMEÇA HOJE
Este é um grande dia. Não receio afirmar que é um momento histórico para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Na data em que completa 219 anos, inauguramos uma nova emergência dedicada exclusivamente aos pacientes do SUS, escrevendo mais um capítulo desta trajetória que honra a todos nós.
Essa nova estrutura não resolverá os problemas das emergências de Porto Alegre, mas contribuirá importantemente para isso. E também é motivo de orgulho, pois demonstra que, mesmo diante das adversidades dos últimos tempos, mantivemos a convicção de olhar para o futuro, tendo sempre o bem-estar das pessoas no centro das decisões.
De maneira muito transparente, lembro que o volume de atendimentos contratualizado com o gestor público não será alterado, mas teremos um processo mais moderno, referenciamento de complexidades, robustecido de amplo nível de segurança assistencial, qualificando muito as condições de trabalho de nossos profissionais, além do acolhimento e do conforto dos pacientes e de suas famílias.
Esta inauguração é a entrega da primeira etapa do Hospital Nora Teixeira, viabilizado por doações de famílias, empresas e organizações privadas e pelo governo estadual, tudo isso com o decisivo impulso de uma doação de R$ 80 milhões do casal Alexandre Grendene e Nora Teixeira.
Quando em pleno funcionamento, em meados do próximo ano, o novo hospital será essencial na sustentabilidade de toda a instituição. Com o atendimento de pacientes particulares e de convênios, as novas receitas serão fundamentais para viabilizar o déficit gerado pelo atendimento aos pacientes do SUS, em torno de R$ 160 milhões ao ano. Por isso, tenho convicção, hoje a Santa Casa dá um passo fundamental rumo ao seu futuro.
Por último, gostaria de homenagear uma pessoa que representa o espírito de resiliência e o comprometimento visceral com a missão da instituição, o cardeal dom Vicente Scherer. Quando provedor, ele definiu uma singela premissa que até hoje norteia todas as nossas decisões estratégicas: "Se for bom para a Santa Casa e para o paciente, então decidido está". A emergência hoje inaugurada e o Hospital Nora Teixeira bem representam esta afirmação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário