
09 DE SETEMBRO DE 2022
+ ECONOMIA
Nasce na Serra a primeira van 100% elétrica do Brasil
Na carona do crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil, a gaúcha Arrow Mobility desenvolve a primeira van 100% elétrica do país (as imagens ao lado ainda têm certo mistério porque o veículo só será lançado em novembro). A empresa foi criada em 2020, em Caxias do Sul, por três sócios com experiência no segmento, para prestar serviços. Mas viram surgir uma oportunidade.
- Precisávamos de um produto inovador, e como já prestávamos serviços para empresas de ônibus, decidimos investir em vans, que têm demanda crescente para entregas - conta Marcelo Simon, um dos fundadores.
A Arrow One usa o conceito "walk-in-van", ou seja, o motorista tem acesso ao compartimento de carga sem precisar sair do veículo, o que dá mais agilidade e segurança. Também é possível mudar a configuração de carga para transporte de passageiros. As primeiras cem unidades já foram encomendadas pela Localiza.
- A Localiza tem um setor próprio de aluguel de frotas independente do aluguel de carros, e serão pioneiros no mercado nacional em oferecer uma van elétrica - diz Simon.
A fábrica da Arrow tem pouco mais de 30 colaboradores. Na montagem, o objetivo é ter apenas peças nacionais. Como fica em Caxias, um polo metalmecânico, grande parte dos fornecedores são da Serra.
Além disso, a Arrow tem parceiros em Minas Gerais e São Paulo. Conforme Simon, no médio prazo a empresa deve continuar importando somente as baterias dos veículos.
- A bateria que a gente usa atualmente é desenvolvida por uma fabricante chinesa, a mesma que fornece para a Tesla, e hoje não há nada parecido sendo feito por aqui. No momento que tivermos uma bateria competitiva no Brasil, em qualidade e custo, poderemos também fazer essa substituição - reforça.
O principal alvo é o Brasil, onde busca acordos com empresas de varejo com alta demanda de entregas, ou transportadoras que prestem serviços a essas companhias, mas também há foco no Exterior. Pretende começar em 2023 seu plano de internacionalização, visando os principais mercados de veículos elétricos na América do Norte, Europa e Oceania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário