sábado, 3 de setembro de 2022


03 DE SETEMBRO DE 2022
TEATRO

APRENDIZADO PELA DIFERENÇA

Luiz Fernando Guimarães e Bruno Gissoni estrelam a peça "Ponto a Ponto"

Dois atores de peso farão o público rir e se emocionar em duas apresentações no Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80), em Porto Alegre, no sábado, às 17h30min e às 20h30min. Luiz Fernando Guimarães e Bruno Gissoni desembarcam na Capital com a comédia Ponto a Ponto - 4000 Milhas (veja detalhes sobre ingressos na página 6). A trama foca no distanciamento entre as pessoas, provocando uma reflexão sobre família por meio do relacionamento entre avó e neto.

A montagem apresenta Guimarães com seu humor de sempre, mas de modo inusitado: ele interpreta Vera, uma idosa que vive sozinha na cidade e que recebe a visita inesperada do neto Léo (Gissoni). O jovem, que gosta de se aventurar de bicicleta pelas montanhas, chega ao apartamento da avó após vivenciar uma situação traumática. O diálogo entre avó e neto faz emergir diferentes temas e pontos de vista que transformam a relação, permitindo ao público perceber o que aproxima e o que distancia os dois.

Relações familiares, política, idade, morte, distanciamento e solidão são temas presentes na relação mais próxima que os dois passam a desenvolver. O jovem está lidando com o luto, e estar próximo à avó ajuda a suportar esse momento difícil. Vera, por sua vez, se incomoda com as consequências da idade em sua vida solitária. A chegada inesperada do neto a faz perceber que gosta de estar ao lado dele, apesar de ter o cotidiano revirado por sua presença. A relação de Léo e Vera, no decorrer da peça, segue diferentes direções, não lineares.

- O que os distancia é tudo. A postura dele e a postura dela, o fato de ele não saber exatamente nada da vida ainda. Ele é um caminhante, um andante por aí, e ela é uma mulher muito estruturada, viúva de cinco maridos, com uma vivência - afirma Guimarães.

Relacionamentos

O texto já foi montado em diversos países e chega ao Brasil adaptado e dirigido por Gustavo Barchilon. Escrito por Amy Herzog, teve sua primeira montagem nos EUA, na Broadway, em 2011.

No espetáculo, entra em cena ainda a atriz Renata Ricci, interpretando dois papéis: Rebeca e Amanda. Com a ajuda delas, avó e neto se reconhecem em vários aspectos da vida, mesmo tendo pontos de vista divergentes. Assim, mais do que mostrar como um assunto é visto por duas pessoas de modo oposto, Ponto a Ponto é sobre relacionamentos.

- A peça aborda muitos temas, entre eles esse distanciamento entre as pessoas. O título, Ponto a Ponto, faz essa referência - explica Gissoni.

- E as 4 mil milhas são de distância. Esse tempo todo de pandemia fez com que as pessoas perdessem a comunicação, e o fato de a gente fazer teatro aproxima as pessoas, que estavam ávidas para ficar juntas, se tocar, ver uma peça, para sair - complementa Guimarães.

Ao chegar na casa de Vera, Léo encontra o conforto e o carinho de um familiar enquanto passa pelo processo de luto. Ele redescobre, assim, os laços com a própria avó, que lhe dá lições, lhe fala sobre a vida e abre seu coração. Ele, em troca, puxa Vera para a realidade. Deste modo, os dois vão se ajudando mutuamente - e as 4 mil milhas de distância vão diminuindo.

- Vendo a reação do público, é muito mais uma peça de aproximação de quem a gente ama, é uma peça que fala sobre diálogo. As pessoas saem muito emocionadas e muito felizes, porque também é uma peça muito divertida. Bate em um lugar muito sensível no coração de cada um - destaca o intérprete de Léo. 

FERNANDA POLO

Nenhum comentário: