16 DE ABRIL DE 2022
ARTIGOS
IPE SAÚDE: UM PATRIMÔNIO DOS GAÚCHOS
O IPE Saúde completa, neste mês, quatro anos como autarquia independente. Embora recente em sua constituição jurídica, é caracterizado pela trajetória histórica de um sistema que se consolidou na assistência à saúde de quase um milhão de gaúchos. Seus serviços estão presentes em todas as regiões do Estado, com mais de 7 mil médicos, 323 hospitais, 762 clínicas e 732 laboratórios entre outros agentes credenciados que atuam diretamente na promoção do bem-estar de nossos cidadãos.
A magnitude dos números, que expressa a capilaridade desse sistema, também traz à tona a complexidade da sua gestão, que deve atuar em consonância com as práticas de mercado sem perder a essência de ser parte da administração pública, em um cenário de crescente envelhecimento populacional. Aos desafios inerentes à natureza da autarquia, somam-se as adversidades impostas pelo coronavírus, com crescimento de mais de meio bilhão nos valores de contas apresentadas pelos prestadores no período da pandemia.
A reestruturação do IPE Saúde, visando ao equilíbrio do sistema, envolve uma série de medidas que já vêm sendo adotadas no atual governo, como a análise da matriz de custos, o pagamento de cotas patronais atrasadas de outras gestões, a realização de concurso público, bem como a implantação do Programa Facilitadores, que prevê atendimento presencial em parceria com prefeituras.
A continuidade das mudanças em curso envolve, ainda, outras frentes: inicialmente, uma ampla revisão da despesa do instituto, com ajustes das tabelas de valores; além disso, a modernização operacional da estrutura interna, com fortalecimento da auditoria e melhorias no atendimento aos usuários; por fim, uma avaliação das fontes de financiamento, de modo a identificar alternativas para o reequilíbrio. Nosso objetivo é avançar nas transformações necessárias, com medidas estruturantes e sustentáveis, em prol deste que é um verdadeiro patrimônio em favor da vida de todos os gaúchos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário