quinta-feira, 2 de julho de 2015



02 de julho de 2015 | N° 18212
POR BAIXO DA PELE

A ARTE GANHA CORPO

EM CARTAZ A PARTIR DE HOJE no shopping Iguatemi, em Porto Alegre, exposição Human Bodies Maravilhas do Corpo Humano quer mostrar nossa anatomia e conscientizar sobre os efeitos de hábitos ruins

Como em uma grande aula de anatomia aberta ao público, corpos completos e órgãos reais estarão expostos a partir de hoje em Porto Alegre. Graças a um processo chamado plastinação (leia mais nas páginas 32 e 33), esses cadáveres permanecem inodoros e rígidos como manequins, sem sinais da decomposição a que estariam naturalmente sujeitos. O resultado é a mostra internacional Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano, que em 2009 passou pelo BarraShoppingSul e retorna para mais uma temporada, agora no Shopping Iguatemi.

Sem pele e sem gordura, o corpo humano pode ser visto a olho nu – uma visita tridimensional a órgãos e ossos, da cabeça aos pés. O objetivo, além de educar, é conscientizar: vendo os efeitos da obesidade (o estômago dilatado) e do tabagismo (o pulmão enegrecido), por exemplo, o público passaria a se preocupar mais com a própria saúde.

– É uma grande homenagem à vida. Se você conhece seu corpo, passa a cuidar melhor dele. E, como quase todas as estruturas expostas têm algum órgão afetado, chamamos a atenção para a necessidade de alimentação saudável e de fazer exercícios físicos – explica o gerente da exposição, Suderlan de Oliveira Gomes. – O intuito é conscientizar, não assustar – acrescenta.

Os corpos do acervo inédito que vieram a Porto Alegre são de chineses que, segundo a organização, optaram por doar seus cadáveres. Muitos escolhem como desejam ser mostrados, e a exposição traz um tema em comum: o esporte. Lançamento de dardos, tênis, esgrima e balé estão entre as atividades representadas, cada uma em posições que destacam aspectos diferentes do corpo.

Espécies de animais também estarão expostas, e as placas que acompanham cada peça destacarão semelhanças e diferenças com o corpo humano. A visita não é guiada – cada um pode fazer seu próprio caminho –, mas monitores poderão tirar as dúvidas ao longo de toda a mostra.

MOSTRA JÁ PROVOCOU MISTO DE ADMIRAÇÃO E REVOLTA

Criada em 1995, no Japão, Human Bodies já foi contestada em alguns países. Quando revelada ao público, a técnica provocou mistos de admiração e revolta: ao mesmo tempo em que os corpos atraíram pessoas de todas as idades interessadas na anatomia, visitantes insatisfeitos chegaram a destruir cadáveres e condenar a exposição no Reino Unido, no Canadá e na Rússia.

A versão que chega a Porto Alegre procurou evitar polêmicas. Para cá, não vêm, por exemplo, os corpos de um casal em posição de cópula, motivo de choque quando anunciado para uma mostra em Berlim, em 2009. Nada, também, da mulher grávida com o feto exposto, alvo de protesto no Reino Unido em 2002.

Como todos os detalhes dos doadores são mantidos em sigilo, a origem dos cadáveres é desconhecida. A preocupação ética também é uma constante. O Instituto de Plastinação que o anatomista Gunther von Hagens mantém na Alemanha informa, porém, que todos os corpos utilizados atualmente são de pessoas que optaram por contribuir para a técnica, e que os exemplares são aproveitados para fins educativos, em locais como faculdades de Medicina e museus.

guilherme.justino@zerohora.com.br - GUILHERME JUSTINO

Nenhum comentário: