sexta-feira, 13 de junho de 2014


13 de junho de 2014 | N° 17827
VERISSIMO NA COPA | L.F.VERISSIMO

OS MELHORES DO DIA

Para começar pelo melhor do dia: o Itaquerão não desabou, e a Jennifer Lopez abafou. Em segundo lugar, a atuação do Oscar. Ele não vinha jogando bem, tinha gente querendo tirá-lo do time, e ontem ele foi o melhor em campo. Foi uma espécie de renascimento, o que é sempre emocionante. Boa também mas em terceiro lugar a vitória sobre a Croácia. Só não foi a melhor coisa do dia porque foi mais difícil do que o esperado.

Se cada vez que o adversário chega perto do seu gol você chega perto de um ataque de nervos é sinal de que há algo de errado, ou pelo menos inconfiável, na sua defesa. A Croácia nos deu mais sustos do que tinha o direito de dar. Mas o Oscar compensou tudo. E a J.Lo, claro.

ABÓBORAS

Sete observações

absolutamente inúteis

1 - Se ganhar esta, o Brasil empatará com o Uruguai no número de Copas vencidas – no Hemisfério Sul. O Uruguai ganhou a primeira em casa, em 1930, e a de 50 no Brasil. O Brasil, das Copas realizadas no Sul, só ganhou a do Chile. O Uruguai ainda é o campeão do hemisfério.

2 - O Brasil, a Argentina e a Espanha são os únicos países que foram campeões no hemisfério alheio. O Brasil quatro vezes: na Suécia (1958), no México (1970), nos Estados Unidos (1994), e na Coreia do Sul e no Japão (2002). A Argentina, no México, em 1986, e a Espanha, na África do Sul, em 2010.

3 - Num torneio imaginário entre campeões latinos e não-latinos, incluindo anglo-saxões e germânicos, os latinos ganham longe: 15 a 4. Mediterrâneo contra Mar do Norte, dá Mediterrâneo.

4 - Já America x Europa é mais apertado. Times europeus ganharam 10 Copas, times americanos, nove.

5 - Uruguai, Inglaterra, Alemanha, Argentina, Itália e França são os países que ganharam em casa. Paradoxo: os brasileiros estão tão divididos com relação à Seleção que este pode ser um caso em que o tal “fator campo”, em vez de ajudar, atrapalha. Ontem, a torcida se comportou bem. Mas deve ter gente no comando da Seleção rezando por uma torcida pelo menos neutra.

6 - A gente faz pouco caso da Holanda, porque a história se repete como uma sina: ela chega entre os favoritos, com um grande time que faz um grande campeonato – e perde na final. Os vice-campeonatos da Holanda já viraram piada. Mas a piada é imerecida. A verdadeira campeã dos vice-campeonatos é a Alemanha, que foi vice quatro vezes, contra três da injustiçada Holanda.


7 - Só Itália, em 1934 e 1938, e Brasil, em 1958 e 1962, foram bicampeões em Copas sucessivas.

Nenhum comentário: