sexta-feira, 9 de março de 2012


Jaiime Cimenti

Paris de graça, sem passaporte, em promoção

Não só no livro Cidades invisíveis do genial italiano Ítalo Calvino uma cidade contém muitas cidades dentro de si. Porto Alegre tem Londres, Rio de Janeiro, Tóquio, Berlim, Lisboa, Bento Gonçalves e outras cidades importantes em sua geografia. Quer ir a Paris e Versalhes, de graça, sem passaporte, amanhã mesmo?

Eu fui. Numa dessas manhãs de março, tipo Cidade-Luz, entrei no portão da rua 24 de Outubro, 200, e fui recebido pela altiva e elegante torre da Hidráulica do Moinhos. Sem pagar, sem lenço, dinheiro ou documento no bolso, entrei naquele clima francês e parisiense. A hidráulica começou em 1904, o prédio foi inaugurado em 1928, inspirado no Palácio de Versalhes, que fica perto de Paris.

Tem estilo eclético, com traços positivistas. O que é o estudo e o Google, né? Pois não é uma maravilha caminhar nos jardins que têm arcos de flores, hortênsias, gerânios, gramados, chafariz, laguinho, rosas e muitas outras espécies? Jardins murados, seguros, coisa fina.

Não chegam a ser como o Parque da Redenção, a parte mais parisiense de Porto Alegre, mas vale a pena visitar sempre que possível, dar uma caminhada, ler um livro, fazer um piquenique ou simplesmente sentar num banco e meditar sobre o tudo e o nada dessa vida, observando as pessoas e o resto.

Sim, os Jardins de Luxemburgo de Paris e outros parques de Paris e de outras cidades são maiores, melhores, mais bonitos, mas ficam para outra viagem. Num dos subsolos dos prédios da Hidráulica está a Galeria de Arte, que ocupa um espaço generoso.

A partir do mês que vem, eventos mensais por lá. Se agendem. Pena que a gente não possa subir na Torre da Hidráulica para curtir a vista. Quem sabe a administração pensa nisso? Sem maiores custos ou burocracias, acho que os jardins podem ser melhorados. Já são bonitos, podem ficar mais. No mais, é continuar a caminhar pelas alamedas, especialmente em abril, o melhor mês da cidade, depois de outubro.

Abril e outubro, bons meses para ficar por aqui. Vá na Hidráulica. Mesmo no outono ou no inverno. Depois tome um café, uma cerveja, uma água ou um suco por perto e compre frutas, verduras ou flores na banca da esquina da Dr. Vale com a 24. Pode pechinchar um pouco. Ou não, você decide. Comemore o aniversário de Porto Alegre por lá, de repente, com champanhe, vinho, o que preferires. (Jaime Cimenti)

Nenhum comentário: