sábado, 8 de outubro de 2011



Chinesa JAC Motors anuncia fábrica de R$ 900 mi na Bahia

Planos de montar empreendimento no Brasil - anunciados em agosto - estavam suspensos por alta do IPI a importados, mas a montadora mudou de ideia
Veículos da JAC Motors em Lianyungang, China

Veículos da JAC Motors em Lianyungang, China (ChinaFotoPress/Getty Images)


A montadora chinesa JAC Motors vai anunciar oficialmente, nesta sexta-feira, a escolha da Bahia como sede a primeira fábrica da empresa no Brasil. Em agosto, empresário Sergio Habib, que comanda a operação da chinesa no país, já havia anunciado um investimento de 900 milhões de reais para o projeto - sem especificar, porém, onde a fábrica seria construída. O empreendimento ficará localizado no Pólo de Camaçari.

A unidade deverá ficar pronta em 2014 e terá capacidade de produzir 100.000 veículos por ano. A intenção é que 60% do produto seja de conteúdo nacional. Mesmo com a nova fábrica, a JAC continuará a importar outros modelos, como o J3, o J6 e o J5 e J2, que devem chegar ano que vem.

Em 2012 também chegam os primeiros caminhões de até 4,5 toneladas para competir com similares da Volkswagen e da Mercedes-Benz. O projeto também resultará na criação de 3.500 empregos diretos.

A maior parte dos investimentos na fábrica (80%) será proveniente do grupo SHC e o restante, da JAC. "Será a primeira montadora de automóveis de grande volume do Brasil, que produz modelos abaixo de 50.000 reais, com controle totalmente nacional", afirmou a companhia em nota.

A montadora havia suspendido os planos, em setembro, enquanto o governo não revisasse a medida que elevou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 30 pontos porcentuais para veículos importados. Em nota nesta sexta-feira, Habib afirmou esperar que, ao manifestar a decisão de construir a fábrica no Brasil, o governo crie condições para alterar o decreto.

O projeto da fábrica será protocolado nesta sexta-feira no Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em Brasília. Atualmente, o grupo SHC possui 89 concessionárias no Brasil, das quais 40 são da JAC, número que deve crescer para 200 em 2014.

(Com agência Reuters)

Nenhum comentário: