sexta-feira, 21 de outubro de 2011



21 de outubro de 2011 | N° 16862
ARTIGOS - Milton dos Santos Martins*

Beleza de cada um

Quando se fala em beleza, logo se imagina a pessoa, o semblante, o corpo, enfim, pois se analisam as formas físicas, as plásticas realizadas, o modo de ser, como ainda o modo de vestir, principalmente os tipos de roupas, as cores da estação ou da moda, ou ainda modo de se portar, falar e locomover-se.

Evidente que é importante para a pessoa estar bem apresentável e, sobre isso, dá-lhe confiança no relacionamento, pois se sente valorizada, certo que só poderiam apreciá-la. Na verdade, porém, trata-se da aparência que pode até demonstrar o bom gosto.

Todavia, isso que pode mostrar até uma boa presença, na verdade, não significa realmente a pessoa. Podemos até comentar, referir que é alguém bem apresentável, mas nada acrescentamos sobre o seu conteúdo... Então, precisamos saber o que, de fato, qualificaria a pessoa.

O que realmente marca a personalidade é sua composição de ideias, os pensamentos que expõe, o modo de ser e de agir, a espiritualidade que revela, sintonia e respeito para com a natureza, sobretudo o trabalho social que está sempre a desenvolver a par do seu trabalho de subsistência.

Essa a verdadeira presença que se destaca, que elogiamos, que valorizamos. Pode até não cuidar muito de sua aparência, não se vestir tão bem, mas a pessoa é reconhecida por suas manifestações, atitudes, trabalhos, não só o destaque dos trabalhos profissionais exercidos com responsabilidade, zelo e competência, mas principalmente também as atividades de ordem social, relacionadas com seu trabalho. Essa é a virtude de cada um que o projeta porque virtude que significa beleza.

É aí que se confere em todas profissões, pessoas que se destacam pelo respeito a todos os outros, como pela preocupação de que tenham seus direitos à vida respeitados. E a começar evidentemente pela saúde, pela educação, pelo trabalho assegurado e com remuneração digna. Certo que é de responsabilidade fundamental da União, Estado e município os cuidados primeiros para que tudo isso ocorra dentro da normalidade.

Todavia, evidente aí, cada um de nós tem a obrigação de conferir e colaborar, nem só por simples reclamação, sim, para que todos nos empenhemos em resolver eventuais problemas. Vamos divulgar os direitos de cada um, direito à vida saudável, à liberdade de pensar e agir, respeitando-se outrem, por indispensável tolerância.

E aí, com essa fraternidade é que devemos contar, agir, e exigir, e vamos contar não só com deputados e senadores, mas presidente, governadores, cônsules, servidores em geral, vereadores, como profissionais da medicina, engenharia, direito, cantores, agricultores, porteiros, dentistas, motoristas, empresários, professores, corretores, barbeiros, secretários etc. etc.

Então, é por isso que conhecemos e elogiamos aqueles profissionais, aquelas pessoas que realmente são belas pelo seu modo de ser e agir. Essa é a verdadeira beleza pela qual todos nós somos maravilhados. E que beleza de pátria não seria a nossa!

*Magistrado aposentado

Nenhum comentário: