segunda-feira, 7 de julho de 2008


Jaime Cimenti

Vidas de um cidadão do mundo

A vida de uma pessoa em geral dá um romance. No caso do personagem fictício Logan Gonzago Mountstuart (1906-1991), escritor, negociante de arte e viajante inveterado, poderiam ser extraídos vários romances de sua longa e agitada existência.

William Boyd, escritor nascido em 1952 em Acra, Gana, autor de As Aventuras de um Coração Humano, sobre a vida imaginária de Logan, já é bem conhecido dos leitores brasileiros.

A Editora Rocco já publicou As Novas Confissões, A Praia de Brazzaville, A Tarde Azul, O Destino de Natalie X e Outras Histórias, Armadilha e Fuga. Boyd é um contumaz ganhador de prêmios.

Já recebeu o Booker Prize for Fiction, o Whitebread First Novel Award e o Los Angeles Times Book Prize, entre muitos outros.

Através de um diário ficcional, escrito por Logan Gonzago Mountstuart, em As Aventuras de um Coração Humano, Boyd narra passagens e aventuras que tomaram lugar em várias partes do mundo, como Uruguai, Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Bahamas, Suíça e Nigéria. Logan nasceu no Uruguai, filho de pai inglês e mãe uruguaia.

Seu pai recebe promoção para Birmingham, na Inglaterra, e aí começam as aventuras e desventuras de Logan, vividas com extrema intensidade. Nos anos 1920, ele faz seus melhores amigos, Peter Scabius e Benjamin Leeping, e se forma, com fraco aproveitamento, em História, pela Universidade de Oxford.

Nesse período, tem suas primeiras experiências com o sexo feminino. Primeiro com sua prima Lucy Sansom e depois, mais profundamente, com Tess Clough, mulher de Peter. Pouco depois se envolve, em Paris, com a prostituta Anna Nickolaevna Brogusova.

Ainda em Oxford, Logan inicia uma carreira literária e publica seu primeiro livro, Os Devaneios da Mente, um estudo sobre a obra de Shelley, poeta romântico inglês de seu apreço. Escreve outros livros, mas nunca chega a ser um grande escritor, porque nunca se esforça para tanto.

Viajando e trabalhando como jornalista free-lancer, Logan convive com celebridades do porte de Virginia Woolf ( mal-humorada e grosseira), Ernest Hemingway (bonachão, bon vivant e amigo), o Duque de Windsor (uma miniatura de astro de cinema americano), Ian Flemming (criador de James Bond), F. Scott Fitzgerald, Aldous Huxley e Pablo Picasso (antipático e sisudo, depois receptivo).

Logan casa-se por conveniência, envolve-se com amantes e, depois da guerra que devastou a Europa e sua vida, sai vagando pelos quatro cantos do mundo, fazendo amigos, apaixonando-se por Nova Iorque, como negociante de arte, e proferindo palestras de literatura na África.

Por fim, volta para a França e a Inglaterra, de tantas lembranças, e segue com seus diários plenos de reflexões, cenários e acontecimentos. 512 páginas, R$ 59,00, Editora Rocco, telefone 21-3525-2000.

Nenhum comentário: