segunda-feira, 29 de abril de 2024


29 DE ABRIL DE 202
OPINIÃO DA RBS

AÇÕES PELA EDUCAÇÃO

A celebração de mais um Dia Mundial da Educação, ontem, motiva os brasileiros a uma reflexão profunda sobre esta área da atividade humana tão essencial para o desenvolvimento do país e para o futuro das próximas gerações. O Brasil ainda ocupa posições subalternas nos rankings internacionais de aproveitamento escolar, mas as insuficiências do poder público - que vão das tradicionais promessas de prioridade administrativa a políticas públicas equivocadas, passando também por compreensíveis dificuldades econômicas - têm sido atenuadas por ações espontâneas de organizações sociais privadas que se dedicam à nobre causa.

Entre as inúmeras entidades dedicadas a ampliar as ações do Estado em atividades dirigidas ao ensino, à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, destacam-se o Movimento Todos pela Educação, em âmbito nacional, e o Instituto Caldeira, no cenário regional. Essas duas instituições, em suas respectivas áreas de atuação, vêm contribuindo significativamente para transformar a realidade educacional do país.

Criado em 2006, em São Paulo, o Movimento Todos pela Educação é uma organização da sociedade civil centrada na melhoria de qualidade da educação básica na rede pública de ensino. Sem vínculos com governos e partidos políticos, empenha-se em colocar a educação na pauta da sociedade brasileira e em monitorar o poder público, mas também em elaborar propostas e articular com autoridades e instituições para que sejam levadas à prática. 

Para ficarmos com um exemplo recente, o movimento divulgou na última quinta-feira um estudo que mostra a preocupante redução de professores concursados nas redes estaduais de ensino nos últimos 10 anos e o correspondente aumento de professores temporários. A consequência, segundo alertam os especialistas da instituição, é uma rotatividade maior, com descontinuidade de planejamento e prejuízos para a qualidade do ensino.

Sob o enfoque regional, cabe destacar o lançamento da terceira edição do programa Geração Caldeira, pelo instituto de mesmo nome, criado em 2019 por empresários e executivos gaúchos para promover a inovação e capacitar jovens para o mercado de trabalho na nova economia. Trata-se não apenas de uma complementação da educação formal, mas também da abertura de oportunidades reais de trabalho e futuro para estudantes que habitualmente encontram barreiras por causa das carências do ensino público.

São iniciativas como essas, empreendidas igualmente por muitas outras organizações não governamentais e privadas pelo país, que justificam a existência de um Dia Mundial da Educação, data instituída no ano de 2000 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Evidentemente, a celebração comporta prioritariamente o reconhecimento ao trabalho de professores, diretores e servidores de escolas públicas e particulares que se dedicam diariamente à árdua tarefa de ensinar.

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