17 DE ABRIL DE 2024
EM MOVIMENTO
Grupo RBS divulga pesquisa Persona
Estudo inédito, que foi apresentado no Instituto Caldeira, mostra os perfis, comportamentos e hábitos de consumo dos gaúchos
O Grupo RBS apresentou os resultados da pesquisa Persona na manhã de ontem, em evento para convidados no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Representantes de clientes, agências, entidades, imprensa e parceiros puderam conferir e participar de um bate- papo sobre o estudo inédito, encomendado pela RBS e realizado em parceria com as empresas de pesquisa Coletivo Tsuru e Cúrcuma. A pesquisa mostra os perfis, comportamentos e hábitos de consumo do gaúcho em meio às mudanças contemporâneas.
- A maior relevância de um projeto como esse é a RBS poder entregar ao mercado essa expertise no consumidor gaúcho. A gente é especialista no gaúcho e entende como ele se relaciona com as marcas, especialmente seus hábitos de consumo, sua identidade. Porque, afinal, somos gaúchos. Isso faz toda a diferença para a nossa relação de negócios com as marcas, com os nossos clientes, e a gente quer, hoje, também, poder entregar isso para quem está com a gente - destacou Caroline Torma, diretora-executiva de Marketing da RBS, à reportagem.
Os resultados do estudo mostram o que se transformou na percepção sobre o povo do Rio Grande do Sul ao longo dos últimos anos. A diretora-executiva de Mercado do Grupo RBS, Patrícia Fraga, deu início ao evento introduzindo o conceito do gaúcho em movimento. A ocorrência de uma abertura maior para o novo e para o mundo faz com que ele tenha outros comportamentos, inclusive em relação ao consumo. A pesquisa, por sua vez, traz novas nuances e insights relevantes para as marcas que desejam se comunicar com esse público, argumenta Patrícia.
- O mundo em que a gente vive é tão dinâmico e vive em transformação. Conhecer nosso consumidor em profundidade continua sendo um pilar para as boas estratégias de negócio e relevante para a construção dos produtos - afirmou.
Descobertas
Ao lado de Caroline Torma, o comunicador Luciano Potter apresentou as principais descobertas do estudo. O ponto de partida é o entendimento de que apenas o retrato da tradição parece não conseguir mais representar o povo do Rio Grande do Sul em sua totalidade. O gaúcho de 2024 não está apenas preservando a tradição, está em movimento. Nesse sentido, uma das características mais fortes do morador do RS é o afeto, responsável por colocá-lo em movimento, com destaque para a família.
- Este é o caminho para conhecer mais e melhor os gaúchos de hoje - apontou Potter.
A tradição continua presente como pano de fundo, em maior ou menor grau, e sentir-se gaúcho é um estado de pertencimento e uma condição coletiva. A diferença está, agora, na abertura a novidades e mudanças. A pandemia intensificou essa abertura para o mundo e a essência afetuosa do gaúcho.
- Uns mais abertos, outros mais fechados, cada um no seu tempo. O novo gaúcho é assim - sintetizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário