10 DE ABRIL DE 2024
POLÍTICA +
Heinze se licencia por quatro meses
Pelos próximos quatro meses, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) ficará afastado do Senado para cuidar da saúde. Em seu lugar assumirá o suplente Ireneu Orth (PP), ex-prefeito de Tapera.
Heinze, 73 anos, ainda não se recuperou do desgaste da campanha de 2022. Além de concorrer a governador, percorreu o Estado em defesa dos candidatos do PP ao Legislativo e de Jair Bolsonaro à Presidência da República.
À coluna, ele disse que está sentindo necessidade dessa pausa desde 2022, mas passou todo ano de 2023 tentando encontrar a causa do problema. Foi depois de procurar o Instituto do Cérebro que recebeu a recomendação de tirar licença de quatro meses para se dedicar ao cuidado com a saúde.
Houve um tempo em que o deputado Eduardo Loureiro esteve próximo de ser nomeado secretário estadual de Turismo. Hoje, essa possibilidade é remota, mas a volta de Vilson Covatti também não é provável.
Apesar de a OAB ter excluído seu nome da lista de candidatos à indicação para o Tribunal de Justiça Militar, Vilson Covatti não entregou os pontos. Recorreu à Justiça, tentando obter liminar. Perdeu também no tapetão.
O desembargador Voltaire de Lima Moraes foi eleito ontem, por aclamação, presidente do Tribunal Regional Eleitoral. A posse será em 22 de maio.
Quem quer ser professor do amanhã?
Foi diante da constatação de que estavam escasseando os candidatos aos cursos de formação de professores que o governo estadual lançou um programa chamado Professor do Amanhã. Além de conceder bolsas de estudo integrais, os alunos receberão auxílio mensal de R$ 800. A dúvida era: mesmo estudando de graça, alguém ser professor?
A resposta é sim. O balanço da primeira fase do programa, apresentada ontem durante almoço com reitores, mostrou que 4.048 candidatos se inscreveram em 11 universidades comunitárias, média de quatro por vaga.
Até o momento, 908 matrículas foram efetivadas, ocupando 91% dos postos. O número ainda pode aumentar, já que documentações de candidatos que ficaram na lista de espera e depois foram chamados, que comprovam requisitos previstos no edital, como terem estudado em escola pública e terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda estão sendo analisadas.
Os cursos contemplados são Letras, Matemática, Biologia, História e Geografia.
A instituição que mais teve interessados foi a Universidade de Passo Fundo (UPF). Lá, 1.192 pessoas se candidataram para 100 vagas. O curso com mais candidatos foi História: quase 15 pessoas concorreram para cada um dos 23 postos oferecidos nessa graduação.
Colaborou Isabella Sander
Nenhum comentário:
Postar um comentário