Missão estreitou laços com a Europa
Foram 10 dias intensos. Na viagem à Europa, o governador Eduardo Leite e seus secretários tiveram compromissos em cinco cidades, viajando de avião, ônibus e trem.
A agenda que começou no dia 13 por Verona (Itália) terminou ontem na Feira de Hannover (Alemanha). Leite visitou pela primeira vez a megaexposição industrial que hoje é uma grande mostra de tecnologia avançada.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, Leite avaliou a missão à Europa como produtiva, seja pelos negócios alinhavados, seja pelo que viu e que pode servir de inspiração para o Estado.
O governador citou o encontro com a direção da Nordex, que poderá investir na construção de torres para parques eólicos no Rio Grande do Sul. Para isso, é preciso que deslanchem os projetos que estão encaminhados - alguns já receberam licença de instalação, mas os investidores esperam por melhores condições para dar início ao empreendimento.
Em todos os encontros com empresários, as palavras sustentabilidade, transição energética e energia limpa pontuaram as conversas. E em todas as apresentações, Leite garantiu que o Rio Grande do Sul tem todas as condições para receber investimentos nessas áreas.
Na Feira de Hannover, Leite falou em um painel do encontro Brasil-Alemanha. Destacou as reformas feitas no seu governo, as concessões e o ambiente de negócios no RS, sempre apresentado como centro do Mercosul.
Outro objetivo que Leite considera atingido foi o estreitamento de laços institucionais com a Itália e a Alemanha, dois países de onde mais saíram imigrantes que ajudaram a construir a identidade do Estado.
Para dar conta da agenda, o governador escalou secretários para entregarem convites a autoridades dos dois países para participarem das celebrações que marcarão os 200 anos da imigração alemã, neste ano, e os 150 da italiana em 2025.
Nenhum comentário:
Postar um comentário