quarta-feira, 24 de abril de 2024


24 DE ABRIL DE 2024
INFORME ESPECIAL

A notificação que ninguém espera

Em mais um episódio da série "surpresas (nem sempre agradáveis) da vida digital pós-moderna", eis que surge, na tela do celular do cidadão, a seguinte mensagem: "foi incluído um registro de desligamento/rescisão na sua Carteira de Trabalho Digital", assim mesmo, sem cerimônia, sem conversa. Pá-pum.

Relatos do tipo andam pipocando nas redes sociais e foram tema de reportagem, nesta semana, em GZH. O caso é que algumas empresas estão fazendo, primeiro, a "baixa" do (des)empregado no sistema para, só depois, chamar o funcionário para comunicar a demissão e explicar os motivos da decisão, por justa causa ou não.

É possível que isso até já ocorresse antes, a diferença é que, agora, como carregamos a vida no smartphone e estamos cada vez mais conectados, a notificação do aplicativo é instantânea, padronizada e ocorre em tempo real. Isso está dando o que falar, afinal, não parece ser de "bom tom", como diria a atriz Ilana Kaplan, descobrir que levamos um "pé na bunda" assim, depois de um "plim-plim" no telefone, isso se o dito-cujo não estiver no silencioso.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a carteira digital é atualizada automaticamente sempre que as empresas lançam informações no sistema, o que é um avanço (significa mais transparência, em última análise). O problema é a falta de sensibilidade de alguns empregadores e RHs, o que pode, inclusive, acabar provocando uma nova onda de processos trabalhistas no país.

Mas nem tudo é desgraça. Tem, também, um outro lado: o app não notifica apenas dispensas. Já pensou se aparece mensagem "do nada" informando um aumento? Na dúvida, estou aqui conferindo o celular. Vai que?

De volta aos pagos, direto da Suíça

Eles voltaram. Os cinco alunos da rede municipal de Passo Fundo que partiram para uma missão de aprendizado na Suíça (com tudo pago pela prefeitura) chegaram ontem em casa, cheios de histórias para contar.

O grupo (foto) foi escolhido para participar da Missão Cidade Educadora por ter o melhor desempenho entre os 1,4 mil estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Nicoly Possel, Lucas da Silva, Bernardo Micheletto, Emily Zanella e Kiara Prestes viveram oito dias que, provavelmente, jamais esquecerão. Lá, visitaram a ONU e a Cruz Vermelha e representaram a cidade na prefeitura de Genebra. Já escrevi sobre isso e repito: essa iniciativa merece todos os aplausos. É um baita estímulo ao estudo.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário: