Mil vagas gratuitas
Para enfrentar o déficit educacional da pandemia, o Centro de Integração Empresa Escola do RS (CIEE-RS) vai oferecer, com apoio do Banrisul, mil vagas gratuitas de preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
- A possibilidade de vivermos um apagão de mão de obra qualificada é real e já afeta setores relevantes da economia - alerta o CEO do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto.
O detalhes serão divulgados nos próximos dias.
Uma gaúcha entre as melhores químicas do mundo
Nós, brasileiros, temos a mania - que Nelson Rodrigues traduziu como "complexo de vira-lata" - de achar que tudo o que é de fora do país "é melhor". Vale para produtos, ideias, experiências e até para cérebros. É por isso que, quando surgem histórias inspiradoras, a coluna faz questão de jogar luzes sobre elas, ainda mais se vêm da ciência.
É daqui a única latino-americana a figurar na lista das vencedoras do prêmio Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering de 2023, da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac). Márcia Foster Mesko (foto), gaúcha de Canguçu e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), receberá a honraria em agosto, em Haia, nos Países Baixos, no congresso mundial da entidade. Vai levar o RS na bagagem, como fez muitas outras vezes: aos 43 anos, ela acumula distinções em nações como EUA, Reino Unido e Alemanha.
Com base em critérios como excelência em pesquisa, realizações no ensino e capacidade de liderança, o prêmio da Iupac reconhece o trabalho de mulheres-prodígio da Química e da Engenheira Química ao redor do mundo.
- Para minha surpresa, fui indicada por meus pares, mas achei que não era para mim. Quando recebi a notícia, fiquei muito feliz. Feliz e honrada - diz a doutora que se especializou em Química Analítica, estudou a vida inteira em escolas públicas, conquistou bolsas de estudo e vem de família humilde.
À frente do Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais da UFPel, Márcia faz parte do time de docentes que extrapola as salas de aula. Ela lidera um projeto de extensão focado em incentivar a atuação de meninas na ciência.
- Conheço poucos pesquisadores brasileiros tão jovens e bem-sucedidos. Márcia é uma das mais premiadas do Brasil, uma inspiração - diz o professor de Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Érico Flores, referência na área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário