sábado, 11 de fevereiro de 2023


11 DE FEVEREIRO DE 2023
CARTA DO EDITOR

RBS no Exterior

O repórter e colunista Rodrigo Lopes acompanhou nesta sexta-feira, na Casa Branca, em Washington, o encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos EUA, Joe Biden. A presença de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e RBS TV no local foi pautada pela relevância do fato, que tornou públicos os pilares da política externa até 2027. Além de ditar como o Brasil vai se apresentar ao mundo, a viagem ao território americano busca aprofundar vínculos com um dos parceiros mais relevantes para os negócios do país.

As trocas comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos em 2022 atingiram o nível histórico de US$ 88,7 bilhões, de acordo com análise do Monitor de Comércio Brasil-EUA da Amcham. O levantamento mostra que o valor superou em US$ 18,2 bilhões (25,8%) o recorde anterior, estabelecido em 2021.

- Os EUA são o segundo principal destino das exportações brasileiras e o maior investidor privado no Brasil. Também são dois países que tiveram suas democracias testadas - os EUA, no ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, o Brasil, em 8 de janeiro de 2023. Lula e Biden têm uma agenda comum de reforço da democracia, contra extremismos e no ambiente.

Rodrigo está desde o final de 2022 em Brasília. Especialista em política internacional, combina informação e análise para retratar o contexto surgido após a posse de Lula para todas as plataformas do Grupo RBS. Ainda em janeiro, na primeira missão de Lula ao Exterior, o repórter esteve na Argentina e no Uruguai, dois vizinhos do país e com relações geográficas e econômicas fundamentais com o Rio Grande do Sul.

- A proximidade com os temas do Estado norteou nossa ida a Buenos Aires e a Montevidéu. Tanto é que muitos dos anúncios feitos por Lula impactam o Estado. Lula quis, nessa primeira viagem, mostrar que a prioridade da política externa será a relação com os vizinhos latino-americanos - avaliou Rodrigo.

Responsável pela editoria de Notícias da Redação Integrada, Leandro Fontoura ressalta que a presença de um repórter da RBS em uma cobertura assim permite que o público gaúcho, além das informações das viagens, receba um conteúdo diferenciado.

- Na passagem do presidente pela Argentina e pelo Uruguai, por exemplo, Rodrigo deu ênfase às tratativas de projetos que têm impacto no RS, como a construção de pontes, gasoduto e hidrovia ligando os três países. Desse olhar, não escapam curiosidades como uma brincadeira feita pelo presidente brasileiro envolvendo a contratação do uruguaio Luis Suárez pelo Grêmio - diz Fontoura.

DIEGO ARAUJO INTERINO

Nenhum comentário: