ENTREVISTA
"Vamos investir mais para termos uma descentralização com maior potência"
HENRY VENTURA secretário municipal da Cultura e da Economia Criativa
Com o ingresso do PSDB na base aliada do prefeito Sebastião Melo, o vereador suplente Henry Ventura assumiu o comando da Secretaria Municipal da Cultura e da Economia Criativa (SMCEC) em 18 de janeiro. Ele substitui o historiador Gunter Axt, que atuou na pasta nos últimos dois anos.
Aos 35 anos, Ventura era o chefe de gabinete da SMCEC. Na gestão do ex-prefeito Nelson Marchezan, ele foi secretário-adjunto e coordenador de Música da pasta.
Ventura conta que tinha uma relação direta com Melo antes de assumir o posto na secretaria, trabalhando na pasta, e diz que, agora, a afinidade se fortalece visando às entregas na área da cultura.Ao novo secretário Melo pediu atenção especial para os programas culturais nas periferias e para a conclusão do Museu de Arte de Porto Alegre.
Principais objetivos
"Continuar o processo de recuperação dos prédios e equipamentos da cultura. Vamos entregar, em breve, a recuperação da Casa de Descentralização. Vamos investir mais para termos uma descentralização com maior potência. Prevemos a retomada das oficinas de descentralização e o edital de eventos descentralizados. No caso, atender a mais atividades culturais em áreas periféricas e de vulnerabilidade."
Fumproarte
"A intenção é lançar o edital do Fumproarte neste primeiro semestre no mesmo formato que era utilizado até 2015/16. O lançamento por semestre seria para medir o impacto que isso terá na classe artística. Estimamos que (o valor total a ser financiado) seja de R$ 700 mil no primeiro momento."
LIC Municipal
"Temos a intenção de apresentar neste ano o projeto da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A ideia é que a lei possa atender a todas as linguagens. Terá um valor que a gente ainda não finalizou, que a Fazenda irá disponibilizar para que a lei possa operar. Esperamos resolver isso neste primeiro trimestre para encaminhar para a Câmara de Vereadores. A empresa vai abrir mão de receita por meio do imposto relacionado ao município e aportar isso no projeto cultural. Isso vai proporcionar que estabelecimentos comerciais, por exemplo, que não entram em nenhuma das leis de incentivo, possam atuar. Nossa ideia é favorecer ao máximo para que a iniciativa privada desenvolva mais projetos voltados à cultura."
Museu de Arte de POA
"Temos convicção de que o Museu de Arte de Porto Alegre será um dos mais visitados da Capital, muito pela posição geográfica, no coração da cidade (no Paço Municipal). A ideia é que a gente possa ter a linguagem das artes visuais, além de contar com atividades musicais, performance de dança, entre outras. Estamos na etapa de reforma da fachada e de aquisição dos painéis expositivos. Também da adaptação para questões da segurança. A nossa intenção é que o museu seja inaugurado neste ano. A cidade vai ter uma pré-inauguração na Semana de Porto Alegre (semana do aniversário da cidade, em 26 de março), com algumas entregas. Acredito que, daqui a um ano, tenhamos 100% do museu. Serão entregas graduais."
Lei Paulo Gustavo
"Teremos R$ 11 milhões da Lei Paulo Gustavo para Porto Alegre. Queremos desenvolver um bom trabalho, uma entrega qualificada, por meio da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia."
Cinemateca Capitólio
"Não temos intenção de trabalhar naqueles moldes (ceder a gestão de espaços culturais a uma Organização da Sociedade Civil, que funcionaria como braço do poder público e seria regulada por ele), que não chegaram a ser implementados ou finalizados. Teve uma discussão, mas não avançou. Queremos fortalecer a relação com a Fundacine. Entendemos que essa parceria é positiva e tem permitido que o Capitólio seja um dos melhores equipamentos que temos."
Usina do Gasômetro
"Estamos com toda nossa energia, agora, na entrega da Usina. A previsão é final de junho. Após a conclusão da parte elétrica, temos que colocar as estruturas e equipamentos lá dentro, como os da sala de cinema. A Usina será o principal equipamento cultural de todo esse eixo da costa do Guaíba."
Centro Municipal de Cultura
"O planejamento da secretaria é encerrar o Termo de Referência, que no primeiro trimestre já devemos ter em mãos. A partir daí, vamos dar start em projetos para reestruturar o centro, através de parcerias. Queremos buscar parceiros privados para qualificar esse espaço com reformas nos teatros e nos camarins, melhorar os equipamentos, a iluminação, a segurança, as câmeras, ajustes elétricos, entre outros."
Teatro de Câmara Túlio Piva
"Tivemos que fazer adequações no projeto, pois era antigo, de 2014. Toda construção é complexa. Nós tivemos a pandemia no meio, o que interrompeu a entrega que era para ter acontecido há dois anos. Nossa previsão é que ainda neste ano o Túlio Piva seja reaberto."
Porto Seco
"Ele vem recebendo ajustes e projetos para que seja qualificado. Fizemos algumas intervenções desde o ano passado, como na questão da iluminação e da pista. Tem um grande projeto sendo gestado com a Secretaria de Parcerias com o objetivo de fazer obras definitivas, visando ao tão sonhado projeto do complexo cultural do Porto Seco."
Cultura no governo Melo
"A Cultura está na ponta da língua. O prefeito tem ela como importantíssima, tanto pelas questões sociais quanto econômicas. Ele diz que a cultura é a alma da cidade, está dando maior atenção e sinaliza maiores investimentos. Agora, na segunda metade do governo, a ênfase será na descentralização, nos editais Fumproarte, na qualificação dos equipamentos, nas parcerias. Então, vejo que o lugar da cultura é um dos primeiros na pauta."
Nenhum comentário:
Postar um comentário