quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023


15 DE FEVEREIRO DE 2023
ARTIGOS

PREVENÇÃO DAS CRIANÇAS NO MUNDO DIGITAL

Há poucos dias, em janeiro, ocorreu a morte de uma menina, Milagres Soto, 12 anos, motivada por um desafio no Tik Tok chamado de "desafio do apagão". No seu celular havia evidências de que já teria feito o mesmo desafio três vezes. Em setembro de 2022, discutia-se o desligamento de aparelhos após a morte cerebral de um menino na Inglaterra, que também foi motivada por essa mesma "brincadeira". Essas e outras mortes alertam a sociedade sobre a qualidade do que nossas crianças e adolescentes estão consumindo nas mídias digitais. Nem tudo são flores.

Na infância e adolescência a curiosidade impera, é muito fácil uma criança procurar algo inapropriado sem saber que irá ocasionar o mal. É preciso um olhar crítico sobre o tema, pois todo jovem é obstinado e inclinado a novidades e desafios. O mundo virtual está cheio de armadilhas que não estamos preparados para enfrentar. A internet é um local de todo o tipo de coisas, e as crianças ainda não têm maturidade para discernir o certo do errado.

Estamos aprendendo a nos relacionar com pessoas pelo mundo virtual. O que podemos fazer para proteger nossos filhos? Controle parental. Revisar aquilo a que eles assistem e restringir o tempo de uso. Os vídeos e conteúdos na internet são como avenidas movimentadas, as quais elas devem atravessar acompanhadas por um adulto que as conduza pela mão, para que não aconteça um acidente.

No Congresso Gaúcho de Pediatria, em 2019, na pré-pandemia, houve um debate sobre como as mídias digitais estavam prejudicando o desenvolvimento das crianças. Os pediatras estavam preocupados com o uso excessivo de telas (problemas oftalmológicos e do sono, agitação, ansiedade e dependência) e foi proposto um projeto de lei para o uso adequado de telas. Devemos, como sociedade, voltar a pensar nisso, pois nosso bem mais precioso são as crianças, e o futuro depende delas. O mundo digital está aí, cada vez mais presente, e é preciso atenção ao que faremos para que nossas crianças cresçam saudáveis. Este é um tema que deve estar presente e ser discutido em todos os lares e pelas autoridades.

Nenhum comentário: