Futuro das lojas da Livraria Cultura
Com a falência decretada pela Justiça, começa a surgir dúvidas sobre o futuro das lojas físicas da Livraria Cultura. A empresa ainda tem duas operações em funcionamento pelo país, uma delas em Porto Alegre, no shopping Bourbon Country. A coluna consultou dois advogados especializados em reestruturação de empresas para saber quais serão os próximos passos do processo.
No entendimento do advogado Guilherme Caprara, sócio da Medeiros, Santos e Caprara Advogados, o próximo passo já seria a lacração das lojas físicas, termo usado para se referir ao fechamento:
- Não há um prazo específico na lei, mas na lógica, decretada a quebra, nomeado o administrador, o passo seguinte é lacrar o estabelecimento, arrecadar os ativos e, posteriormente, começar a venda, a liquidação dos ativos para credores, em leilão.
Ainda pode haver o entendimento de que a manutenção das lojas abertas seria melhor para arrecadação da companhia. Para a fundadora do escritório Laís Lucas Advogados Associados e professora de direito empresarial da PUCRS, Laís Lucas, não dá para afirmar que as lojas fecharão "em breve". Segundo ela, é feita, antes, uma análise entre o administrador judicial e o juiz para avaliar o que causará menos "custos" para a companhia: fechar a loja ou mantê-la aberta para vender os livros.
- É possível, pela legislação, que a falida continue em operação se isso reduzir os prejuízos. Se eles já têm os livros para vender, e conseguirem vendê-los, talvez seja vantagem manter aberto. Mas também é calculado se não é melhor fechar as lojas e parar de pagar o aluguel.
Em nota, a empresa diz que recebeu a informação da falência com "grande surpresa": "Nesse momento iremos analisar a decisão do juiz, mas pretendemos recorrer, pois entendemos que há soluções mais apropriadas à empresa". Também confirmou que as operações físicas e o site "mantém-se normalmente em funcionamento".
Caso ela de fato recorra, pode, também, pedir um efeito suspensivo para manter as atividades funcionando.
A Livraria Cultura abriu em Porto Alegre em 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário