RS terá PPP para implantar agência de desenvolvimento
Com um dos motores no Transforma RS, centro colaborativo que completa três anos hoje, a parceria público-privada no Rio Grande do Sul caminha para a criação de uma agência de desenvolvimento. O projeto que une governo e universo empresarial deve ser detalhado no South Summit, de 29 a 31 de março.
Presidente do Transforma RS e da Empresas Randon, Daniel Randon diz que a ambição da agência é maior do que atrair investimentos: é atuar na remoção de obstáculos para o crescimento sustentável. Um dos focos, exemplifica, é preparar o caminho de projetos de hidrogênio verde:
- Estive em Davos e vi grande expectativa sobre o Brasil, que tem 80% de sua energia de fonte limpa. Existem várias oportunidades, e a agência pode ajudar nisso.
Nos últimos oito anos, avalia o empresário, o Estado avançou na busca do equilíbrio fiscal, e o Transforma RS contribuiu nos últimos três. No ano passado, definiu cinco eixos de atuação: gestão pública, educação, desenvolvimento, inovação e turismo.
Randon destaca o "investimento forte do Sistema S em educação" - Fiergs e Fecomércio anunciaram cerca de R$ 430 milhões em projetos de reforço ao ensino.
- Nosso trabalho é de longo prazo, passa pelo Pacto pela Educação. Quando comparamos dados do Estado com países que mais crescem, vemos que lá fora os jovens ficam na escola várias horas, o que já um diferencial competitivo no longo prazo. Isso se intensifica com a transformação digital. Temos a oportunidade de investir para adequar nossa educação, agora com tecnologia - observa Randon.
Ronald Krummenauer, primeiro CEO do Transforma RS que foi reconduzido para novo mandato, lembra que o centro "nasceu quase junto com a pandemia". Em vez de atrapalhar, sustenta, isso permitiu ajudar na definição de protocolos para lidar com a pandemia e atuar para buscar "equilíbrio entre saúde e economia". O trabalho, reforça, não se limita a reuniões periódicas, mas em participação constante e efetiva na identificação de problemas e busca de soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário