05 DE DEZEMBRO DE 2022
INFORME ESPECIAL
Todos ganham com a reciclagem
O descarte correto e a reciclagem de lixo eletrônico vão ganhar impulso nos municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Será graças ao projeto Escola Recicla Mais, que está começando por Esteio. A iniciativa consiste em uma parceria entre o Consórcio Pró-Sinos, a empresa Coopertec e as prefeituras.
A ideia é instalar em colégios pontos de coleta de eletroeletrônicos que não são mais usados. Telefones celulares, baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas e até produtos maiores, como geladeiras, poderão ser levados a esses locais. O material será recolhido pela Coopertec, que fará a triagem dos produtos velhos. Os itens são desmontados e os componentes que têm valor comercial são repassados a empresas que fazem a reutilização.
As escolas são beneficiadas por serem remuneradas de acordo com o volume reunido. O descarte correto e a reciclagem beneficiam o ambiente, evitam riscos à saúde humana causados pelo abandono inadequado de materiais tóxicos e ainda fazem a economia girar.
O primeiro educandário a receber o projeto foi a Escola Municipal de Educação Básica Santo Inácio (foto), em Esteio, município comandado pelo presidente do Consórcio Pró-Sinos, Leonardo Paschoal.
Obra sobre inovação
Para marcar seus 95 anos de história, celebrados em 2022, a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul) lançou um compilado sobre a inovação no Estado. Editado pelo fotógrafo Leonid Streliaev, o livro (imagem) reúne as diferentes faces do tema em solo gaúcho. Além de belas imagens, a obra Federasul 95 Anos: por Futuros Inovadores apresenta depoimentos de representantes de universidades e parques tecnológicos, chefes de poderes e órgãos, líderes setoriais e empresários sobre o tema.
Com curadoria dos jornalistas Tulio Milman e Catiúcia Ruas, também destaca iniciativas como o South Summit Brazil, o Gramado Summit e o Instituto Caldeira, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário