RS perde uma cidade entre as maiores economias do país
O Rio Grande do Sul diminuiu a presença na relação de municípios com as maiores economias do país. Em 2020, primeiro ano da pandemia de coronavírus, o Estado perdeu uma cidade na lista dos cem municípios com maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Com isso, o Estado agora concentra três municípios nesse grupo. Os dados, divulgados nesta sexta-feira, são de levantamento feito pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Município gaúcho com melhor colocação no ranking, Porto Alegre caiu uma posição, ficando no 8º lugar em 2020. Canoas, na Região Metropolitana, perdeu sete (57º), enquanto Caxias do Sul permaneceu no mesmo lugar ante o ano anterior (37º). Gravataí, que ficou na 89ª posição em 2019, saiu da lista dos cem maiores, caindo para a 114ª colocação.
Avaliação
Martinho Lazzari, pesquisador DEE/SPGG, afirma que os grandes centros urbanos perderam participação no PIB no primeiro ano de pandemia e esse efeito também é observado no RS. No caso de Gravataí, o especialista destaca o efeito da crise sanitária na cadeia automotiva:
- Em Gravataí, tem a questão da indústria de automóveis, que é bem importante, e, em 2020, durante a pandemia, a produção da GM foi bastante afetada. Isso afetou a indústria e os serviços no município, tirando Gravataí do ranking das cem maiores.
O levantamento do IBGE aponta que nove municípios responderam por quase 25% do PIB nacional: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Osasco, Porto Alegre e Guarulhos.
ANDERSON AIRES
Nenhum comentário:
Postar um comentário