sexta-feira, 30 de dezembro de 2022


30 DE DEZEMBRO DE 2022
CAPA

Um 2023 em 10 filmes

Não serão poucos os filmes que chegarão aos cinemas nacionais em 2023 e que devem disputar a atenção do público. Novamente, diversas continuações de sucessos tomarão conta das telas, bem como remakes e adaptações, mas títulos originais também brigam por espaço.

Os próximos 12 meses também contarão com uma nova enxurrada de produções do Universo Cinematográfico Marvel - e, para não ocuparem vagas de títulos mais criativos, ficarão de fora da lista. Mas vale apontar que Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Guardiões da Galáxia Vol. 3 devem se destacar entre os títulos do estúdio.

Além disso, a DC Comics deve marcar presença, mas, com seu universo sendo rebootado, os filmes deverão ter pouca importância para o futuro da franquia - até mesmo o polêmico The Flash - e, portanto, também não figurará nos mais aguardados.

Os Fabelmans

(12 de janeiro)

Um dos títulos que devem brigar pelo Oscar, o longa dirigido por Steven Spielberg é inspirado na infância do próprio cineasta. Na trama, um jovem chamado Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle) cresce no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial e, após descobrir um segredo de família, passa a explorar o poder dos filmes. No elenco, nomes como Michelle Williams, Paul Dano e Seth Rogen.

Os Banshees de Inisherin

(2 de fevereiro)

Um dos filmes mais aclamados lançados no Exterior em 2021 e que deve estar na disputa pelo Oscar, a produção se passa em uma ilha na costa oeste da Irlanda. Por lá, Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson) são melhores amigos. Certo dia, porém, Colm decide pôr fim na amizade repentinamente. O título tem direção de Martin McDonagh (Três Anúncios Para um Crime).

A Baleia

(9 de fevereiro)

Com uma das atuações mais comentadas dos últimos anos, Brendan Fraser é Charlie, um professor de inglês recluso, que vive com obesidade severa. Em busca de redenção, ele tenta reparar os erros do passado e se reconectar com Ellie (Sadie Sink), sua filha adolescente que abandonou. Com direção do polêmico Darren Aronofsky (Cisne Negro), o filme deve conquistar indicação ao Oscar de Melhor Ator.

Meu Nome é Gal

(8 de março)

Cinebiografia de Gal Costa. A trama, protagonizada por Sophie Charlotte, acompanha a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos antes de se tornar artista. A narrativa mostra a jornada de Gal durante anos violentos, inovadores e estonteantes que ajudaram a forjar uma das maiores cantoras brasileiras.

A Pequena Sereia

(25 de maio)

Remake em live-action da animação da Disney, a produção gerou polêmica ao escalar Halle Bailey, atriz e cantora negra, para interpretar Ariel. Felizmente, as críticas preconceituosas não foram consideradas, e o filme segue sendo uma das grandes apostas do estúdio. Dirigido por Rob Marshall (Chicago), o longa ainda conta com Melissa McCarthy e Javier Bardem no elenco.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

(1º de junho)

A nova aventura de Miles Morales mostra o Amigão da Vizinhança encontrando uma equipe de Pessoas-Aranha encarregada de proteger a existência do multiverso. Mas, quando os heróis entram em conflito sobre como lidar com uma nova ameaça, Miles precisa repensar o que significa ser um herói para salvar as pessoas que mais ama. E, pelo trailer, a aventura será tão estilosa e frenética quanto o filme anterior.

Indiana Jones e o Chamado do Destino

(29 de junho)

Indiana Jones volta para uma nova aventura, novamente vivido por Harrison Ford, aos 80 anos. A trama se passa após os eventos da Segunda Guerra Mundial e em meio à corrida espacial. Pela primeira vez, Steven Spielberg não vai dirigir a saga do personagem - cargo passado para James Mangold (Logan). Mads Mikkelsen, Antonio Banderas e Phoebe Waller-Bridge também estão no elenco.

Barbie

(20 de julho)

Com apenas um teaser lançado até o momento, em que traça um paralelo com o clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço, Barbie já conta com uma legião de fãs. Estrelado por Margot Robbie e por Ryan Gosling, o filme é comandado por Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres) e deve contar a história de uma Barbie que não se encaixa na Barbieland. Também estão no elenco nomes como Simu Liu, Michael Cera, Ncuti Gatwa e Will Ferrell.

Oppenheimer

(20 de julho)

O novo filme de Christopher Nolan (Interestelar) conta a história do físico que chefiou o Laboratório de Los Alamos, no Novo México, durante a Segunda Guerra Mundial, onde desenvolveu as primeiras armas nucleares. O filme tem como grande trunfo o seu elenco repleto de estrelas, como Cillian Murphy, Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Florence Pugh, entre muitos outros.

Duna - Parte 2

(2 de novembro)

Sequência do belíssimo sucesso de 2021, a produção novamente comandada por Denis Villeneuve mostrará um novo capítulo da história de Paul Artreides (Timothée Chalamet), que se une a Chani (Zendaya) e aos Fremen em busca de vingança contra os conspiradores que destruíram a sua família. O longa ainda traz de volta nomes como Rebecca Ferguson, Javier Bardem e Josh Brolin. Já Florence Pugh, Léa Seydoux e Austin Butler são as novidades no elenco.

 CARLOS REDEL

Nenhum comentário: