04 DE JUNHO DE 2020
ARTIGOS
Direcionar energias para plantar o amanhã
"Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore." Essa frase nos traz uma reflexão profunda sobre o mundo hodierno e os desafios do amanhã. O momento pelo qual passamos nos convida a repensar prioridades. Vimo- nos obrigados a nos privar do convívio social e de expressar a afetuosidade que caracteriza o nosso povo para mitigar a propagação do novo coronavírus, para preservar a vida humana. Ao mesmo tempo, o número de municípios que decretaram estado de emergência devido à forte estiagem que atinge o nosso Estado superou a marca de 400 na última semana de maio, sendo adotadas medidas para garantir o abastecimento de água para consumo humano nas regiões em que o nível dos rios atingiu limites mínimos.
Neste contexto, chegamos à Semana Mundial do Meio Ambiente com o compromisso de direcionar nossas energias para plantar o nosso amanhã. Com o novo código ambiental, que dá maior clareza ao cumprimento da lei, o Estado trouxe expressamente o bioma Pampa para orientar a sua proteção. A ênfase na fiscalização e apoio dos municípios reduziu em 15% o desmatamento da Mata Atlântica no Estado nos últimos anos.
Após assinar o contrato de PPP da Corsan que ampliará o tratamento de esgoto para 87,3% em nove municípios da Região Metropolitana em até 10 anos, retomamos o Plano Estadual de Saneamento para diagnosticar e indicar onde há maior urgência de atuação nesse setor que tanto impacta a saúde. A antecipação das obras de linhas de transmissão de energia permitirá a retomada de investimentos em geração eólica e hídrica. Ainda, estamos atuando para regulamentar a lei de combate às mudanças climáticas, para projetar e executar ações mais efetivas para o seu enfrentamento.
Semeando hoje, com a proposição e execução conjunta de políticas públicas que estimulem a proteção do meio ambiente e, individualmente, com hábitos de consumo consciente e de educação ambiental diários, as nossas gerações futuras colherão saúde e bem-estar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário