12 DE JUNHO DE 2020
SOLIDARIEDADE
Site une as pessoas que pedem ajuda e as que oferecem auxílio
Aproximar quem precisa de ajuda com quem quer ajudar. Esse é o objetivo do site precisamos.com.br, plataforma criada pela desenvolvedora de software Base Digital, com sede em Porto Alegre.
A ideia surgiu em meados de março, quando o coronavírus recém havia chegado ao Brasil e começava a modificar de forma profunda o cotidiano.
Marcos Rasta Schestak, 43 anos, CEO da empresa, mobilizou seus colaboradores para que criassem uma ferramenta simples e rápida para facilitar o dia a dia de quem, provavelmente, logo se encontraria em dificuldades - referentes aos mais comuns empecilhos da vida diária.
Cadastro
Na abertura, o precisamos.com.br ensina, em um tutorial, como os interessados podem participar (ver quadro). Ao clicar em "ver mapa", apresenta-se um mapa do Brasil. O usuário pode digitar seu endereço ou outro em que tenha interesse e observar como está a mobilização pelas redondezas. Ao afastar ou aproximar o mapa, enxerga onde há pins pela cidade.
A procura também se dá a partir de filtros, por categoria. Os criadores sugerem que sejam priorizados os pedidos ou as ofertas perto de casa, para facilitar o deslocamento, e também incentivam compras online, que podem ser remetidas diretamente aos necessitados.
Os produtos e serviços disponíveis são variados: alimentos perecíveis e não perecíveis, conversar pelo telefone, costura, dúvidas sobre tecnologia, entregas e buscas, equipamento de proteção individual (EPI), fazer compras, higiene pessoal, manutenção, pagar contas (água e luz), passear com pet, produtos de limpeza, trabalho voluntário e vestuário.
Em dois meses de operação, 1,5 mil usuários se cadastraram em todo o Brasil - 60% deles estão no Rio Grande do Sul. Até o início da tarde de ontem, o site informava que havia 337 pedidos de ajuda e 606 pessoas ajudando. Schestak prevê melhorias funcionais sendo implementadas já no mês que vem e comemora os resultados obtidos.
- No início, disse para minha equipe que, se conseguíssemos ajudar uma família, já teríamos cumprido nosso objetivo. Ser solidário é fundamental. Como empresário, tenho que fazer a minha parte. Como voluntário, não preciso sair de casa para poder ajudar - afirma o CEO da Base Digital.
LARISSA ROSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário