22 DE JUNHO DE 2020
INFORME ESPECIAL
A vitória do vírus
Com mais de 50 mil mortes por coronavírus no país e 1 milhão de infectados, sem contar com a subnotificação, é preciso admitir que o vírus vai vencendo. Na maior crise sanitária em um século, o Ministério da Saúde não tem um titular há cinco semanas. A prioridade do governo federal, negacionista, é a própria sobrevivência. Gestores de várias partes do Brasil cedem a pressões para a abertura de atividades enquanto os contágios crescem e o sistema de saúde é pressionado.
O isolamento social não foi levado à sério como deveria por parte da população instruída. Nas áreas mais pobres do país, onde há grande informalidade e a rede de proteção não chegou, a circulação de pessoas nas ruas não foi reduzida o suficiente. A pandemia escancara ainda o modo indigno de vida de milhões de brasileiros, habitantes de comunidades com alta concentração populacional e que vivem em moradias onde fazer distanciamento necessário é impossível. Muitos sequer têm acesso a água tratada para lavar as mãos. O resultado é que o Brasil está em segundo no funesto ranking de casos e mortes pela covid-19.
Acolhimento
O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, sancionou no sábado, Dia Mundial do Refugiado, uma lei local que cria uma política municipal de acolhimento. Mais de 750 pessoas provenientes de Cuba, Haiti, Peru, Senegal e Venezuela vivem na cidade. Para elaborar o plano, a prefeitura contou com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiado (ACNUR), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).
A cidade recebe refugiados e imigrantes desde 2018. Com a legislação, poderão ser inseridos nas redes de assistência social, de educação e de saúde, como qualquer cidadão esteiense.
Sobreviver em 2020
Começa hoje a Semana Amcham de Empreendedorismo, que vai até sexta-feira. O tema será "Construa sua estratégia de sobrevivência para os últimos 180 dias do ano". O evento terá uma agenda online de rodadas de networking virtual, capacitação estratégica e relacionamento de pequenas empresas com grandes corporações multinacionais. Inscrições gratuitas através do link: https://www.amcham.com.br/calendario.
CAIO CIGANA | INTERINO
Nenhum comentário:
Postar um comentário