sábado, 6 de dezembro de 2014


06 de dezembro de 2014 | N° 18005
ARTIGO - Jornalista e vereadora de Porto Alegre (PP)

EM FAVOR DA VIDA E CONTRA A CRIMINALIDADE

Como cidadã e jornalista, estou sempre atenta às questões que envolvem a segurança do meio onde vivo. Como vereadora do município de Porto Alegre, sobretudo, atuo para isso incluindo em todos os meus projetos de lei medidas referentes à segurança preventiva.

Visando ampliar os dispositivos protetivos já existentes dentro das agências bancárias, propus a aplicação de um novo dispositivo que vem a contribuir para a diminuição da insegurança dos usuários dos bancos.

Através dele ficará proibido utilizar telefone celular em setores de pagamento, recebimento e salas de autoatendimento das agências da Capital, a fim de coibir o crime conhecido como “saidinha de banco”, quando contatos telefônicos entre comparsas dentro e fora dos estabelecimentos indicam vítimas em potencial que saem portando boa quantia de dinheiro.

Haverá sinalização afixada nos ambientes e caberá à equipe de segurança da instituição fiscalizar e alertar, bem como a qualquer cliente agir de forma consciente e acatar a determinação, como faz o fumante quando visualiza um cartaz de proibido fumar. Um pensamento coletivo de cooperação se sobrepondo a uma vontade individual.

Muitos municípios brasileiros já aplicam lei semelhante, assim como alguns Estados, frente aos impactantes casos de cidadãos que foram perseguidos, agredidos, baleados ou que perderam a vida, vítimas dessa modalidade criminosa, que se serve de lacunas deixadas pela Segurança Pública.

Em novembro, após uma sessão de discussão da matéria no plenário da Câmara, que atestou a importância e a complexidade do projeto, retirei-o de priorização para votação e encaminhei requerimento à Mesa Diretora solicitando Audiência Pública.

Aguardando a apreciação e o deferimento, penso que teremos uma oportunidade ímpar de participação da população usuária de serviços bancários, além de ouvir a categoria, entidades representativas da sociedade, da área da Segurança e do Direito.

Assim, aprofundaremos melhor o tema, de minha parte, sempre pensando primeiramente na preservação do bem maior, que é a vida.


Jornalista e vereadora de Porto Alegre (PP)

Nenhum comentário: