sábado, 4 de junho de 2022


04 DE JUNHO DE 2022
A MAIOR AULA ABERTA

As histórias que inspiraram alunos no Crie o Impossível

O Crie o Impossível levou mais de 9 mil estudantes do Ensino Médio de escolas públicas ao Estádio Beira-Rio nesta sexta-feira. Moradores de cidades de diferentes regiões do Estado, os jovens enfrentaram horas de ônibus para desfrutar de uma manhã com palestras de 11 convidados. Os palestrantes - influencers e pessoas reconhecidas por suas carreiras e que estudaram em escolas públicas - contaram um pouco sobre suas trajetórias, que envolviam relatos de superação. O evento, considerado "a maior aula aberta" para a rede pública, começou pouco depois das 8h e foi acompanhado ainda, em transmissão ao vivo, por mais de 200 mil alunos em escolas de 765 municípios do Brasil.

A quarta edição do Crie o Impossível é organizada em parceria com o Sebrae-RS - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul e com a Secretaria Estadual da Educação. Tem apoio de Instituto MRV, Instituto Localiza, Alicerce Educação, Bees, Latam, Estádio Beira-Rio e Grupo RBS.

A empresária, influencer e ex-BBB Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, foi uma das mais esperadas e ovacionadas pelo público. No palco, Bianca Andrade, dona da própria marca de cosméticos, contou que desde adolescente era apaixonada por maquiagem.

A influencer relatou que começou na internet um tutorial de maquiagem "quando tudo era mato". Destacou que, para chegar até onde chegou, muitas coisas deram errado, mas que precisou daquilo para amadurecer. Depois de sua fala no evento, disse à imprensa que se impressionou com o impacto de sua presença junto aos jovens.

- Fiquei um pouco chocada, não imaginava. Larguei todo o roteiro que eu tinha feito pra falar mais naturalmente com eles - comentou a influencer.

Ramana tem 20 anos e mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Mesmo com dificuldades, criou um canal com tutoriais de dança no YouTube e tornou-se dona do maior canal de dança com bailarina negra.

- Eu tinha duas coisas que tecnologia nenhuma me dava: vontade e coragem - garantiu.

A cientista Jaqueline Goes de Jesus, que liderou uma equipe que sequenciou o genoma do Sars-Cov-2, foi uma das mais aplaudidas. Lembrou aos estudantes que já foi como eles. E deu seu conselho:

- Me agarrei a todas oportunidades, e essa é a dica que dou para vocês. Professor de Língua Portuguesa e youtuber, Noslen falou aos estudantes que, aos 17 anos, não sabia o que faria.

- Percebi que o motivo de eu existir é que eu queria ajudar as pessoas - afirmou. Com soluções criativas, criou o maior canal de ensino de Língua Portuguesa do Youtube.

João Pedrosa, professor, escritor e ex-BBB, deu um conselho aos estudantes:

- Há muito tempo, não sabia o que queria fazer da minha vida. Vocês têm cerca de 17 anos, é muito cedo para decidir. Tudo bem se aventurar, mas façam o que vocês gostam, que serão felizes.

Humorista e influencer, Isaías gravou seu primeiro filme, um sonho realizado. Começou gravando vídeos na internet e hoje tem mais de 11 milhões de seguidores no TikTok.

- Você pode ser inteligente em uma área ou em outra, até encontrar o seu lugar. E tudo fica mais fácil - explicou. Edmar Ferreira é o criador de uma empresa de marketing, a Rock Content. Começou a aprender programação só com livros impressos.

Isso foi o que permitiu que ele criasse a empresa que tem clientes em todo o mundo e fatura mais de R$ 100 milhões por ano.

MC Soffia aborda temas como racismo, feminismo e empoderamento em suas canções. E defendeu o estudo:

- Já fiz vários trabalhos com a ONU, a Unicef, trabalhos internacionais. Quando comecei a cantar, só queria chegar no nível da Beyoncé, mas a gente vê que vai conquistando fases.

Gustavo Tubarão, influencer que fala sobre a vida caipira, conta que, quando saiu do Interior e foi viver em Belo Horizonte, foi difícil fazer amigos por conta do sotaque. Foi aí que teve a ideia que virou sucesso:

- Fiz do limão uma limonada. Eu pensei que tinha que ser eu, mostrar quem eu era de verdade.

Murilo Duarte conquistou seu primeiro R$ 1 milhão aos 26 anos. O palestrante, criador do canal Favelado Investidor, relatou aos estudantes que começou o canal gravando os primeiros vídeos na laje:

- Uma frase que eu sempre repito nas redes sociais: o segredo é a constância.

Tinga, que já pisou no campo do Beira-Rio tantas vezes enquanto jogador do Inter e que iniciou sua carreira no Grêmio, se emocionou ao falar sobre suas experiências. Ex-atleta e empresário, lembrou das dificuldades até conseguir se firmar no futebol. Aos 37 anos de idade, depois de encerrar a carreira de atleta, resolveu retomar os estudos. Por ser conhecido, ficava com vergonha de dizer que estava com dúvida nas lições.

- Quando levantei o dedo e disse que não estava entendendo nada, nunca vi tanta gente querendo me ajudar. (...) Quando você entender que são as perguntas que vão fazer você transformar a vida, o mundo, tudo muda - observou.

Hoje ele é dono de empresa de turismo, marca de roupas e investidor na área de entretenimento em Gramado.

Nenhum comentário: