quinta-feira, 4 de janeiro de 2024


04 DE JANEIRO DE 2024
ARTIGOS

UM ANO DE CONQUISTAS NA INOVAÇÃO

O ano de 2023 foi de conquistas importantes para o ecossistema gaúcho de inovação. Os resultados vieram a partir de planejamento, foco na execução e busca de investimentos e parcerias.

Atingimos o recorde de R$ 208,7 milhões em editais e chamadas públicas lançados via Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). O montante abarca áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado, que tocam a vida das pessoas, como educação, saúde, agronegócio, indústria portadora de futuro e meio ambiente.

Em sua maioria, esses editais funcionam como uma ação traçada a partir de um projeto ou programa que atua em amplas frentes, como é o caso dos programas Semicondutores RS e Professor do Amanhã e dos projetos Rotas da Inovação, Rede RS Startup e Centro de Inteligência do Agro, todos lançados nesse ano.

Mas, para além de aportes financeiros, quando se trata de promover a inovação, a capacidade de dialogar e criar conexões é primordial. E a ação que mais contribuiu para concretizar esse fundamento foi Rotas da Inovação. De julho a novembro, percorremos mais de 5,5 mil quilômetros para chegar aos oito ecossistemas gaúchos de inovação - assim definidos pelo nosso programa guarda-chuva, o Inova RS. Em nossa comitiva, contamos com parceiros valiosos de diferentes setores para levar a todo o Interior oportunidades diferenciadas e novas possibilidades de negócios.

Nossa capacidade de interlocução e capilaridade é, aliás, um de nossos diferenciais mais marcantes. Sempre digo que é preciso gastar sola de sapato, ir aonde estão as pessoas, conhecer as realidades de cada cidade e região. Esse foi o nosso preceito e seguirá sendo. Este governo tem compromisso com a inovação como forma de melhorar a vida dos gaúchos, e 2023 foi o primeiro passo de uma caminhada que promete ainda mais conquistas.

Nenhum comentário: