A noite em que ninguém dormiu
Veio com tudo. E foi assustador. A fúria do clima recaiu sobre o Rio Grande do Sul como o previsto: derrubando árvores, destelhando casas, paralisando cidades, ferindo e até matando. Em Porto Alegre, revivemos o pavor da tempestade de 2016 e, de novo, ficamos no escuro. A madrugada de ontem foi insone e tensa.
Pela janela do prédio, vi jacarandás da altura do edifício onde moro envergando. Pareciam de papel, me fazendo lembrar de que somos nada diante da força da natureza e dos eventos extremos do clima em mutação.
Pedras de gelo despencaram. A chuva vinha de todos os lados. A luz foi-se em minutos e, para piorar o que já era ruim, permaneceu assim até o fechamento desta edição. Ruas e avenidas viraram rios barrentos. Ao lado de casa, uma árvore de quase 10 metros foi arrancada pela raiz.
Algo passou-se no telhado. A água começou a gotejar no quarto, no corredor, no apartamento dos vizinhos. Baldes, panos. Rápido! Acabou a bateria do celular. Restou o rádio, com as informações da Gaúcha. Menos mal.
Na rua, vizinhos tentavam chegar, alguns com água pela cintura. Outros saíam para ajudar. A solidariedade que vimos em 2016 ressuscitou. - Está tudo bem? - Vamos puxar aquele galho? - Será que posso passar aqui? - Cuidado, melhor fazer o retorno, a água está alta!
Nessas horas, a gente passa a acreditar que a humanidade ainda tem jeito, até que a vida volte ao normal outra vez. Aí, seguimos sem olhar para o lado, de novo e sempre. Gravado em paisagens bucólicas no interior do Rio Grande do Sul, o filme Infinimundo está em fase de finalização e deve estrear no circuito dos festivais de cinema da Europa a partir de março.
Com um baita elenco, o projeto foi permeado por um "clima familiar", em mais uma parceria entre os irmãos Pablo, Shana e Diego Müller (na foto). Shana fez uma participação especial, como cantora, Pablo foi um dos produtores e Diego assinou a direção, ao lado do carioca Bruno Martins. Realizadas em abril de 2023, as filmagens movimentaram as comunidades de Travessão Dona Josefa, em Santa Cruz do Sul, e Linha Rio Grande, em Sinimbu, no Vale do Rio Pardo.
- Foi uma experiência incrível, com um filme que fala do amor e dos valores humanos, em um universo lúdico e fantástico - conta Diego, que sonha em levar o longa para o badalado Festival de Cannes. Por aqui, você já sabe: estaremos na torcida.
Representantes do South Summit Brazil e da empresa gaúcha 4all estiveram no Uruguai, no início da semana, para participar de uma missão de negócios no país, estreitar laços e promover o encontro de inovação. A visita incluiu uma reunião com o presidente Luis Lacalle Pou, que foi convidado a vir a Porto Alegre durante o evento, em março. A conversa, segundo José Renato Hopf (foto), presidente do South Summit Brazil, ocorreu na residência oficial de verão do governo uruguaio, em Punta del Este.
- Foi muito bacana. Ele estava de bermuda, tomando mate, super descontraído. Queria saber mais sobre o nosso ecossistema e ficou feliz com o convite. Disse que, se a agenda institucional permitir, quer participar - conta Hopf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário