20 DE JANEIRO DE 2024
EFEITOS DA CHUVA
Rotina sem luz e com muitos degraus
Localizado na Rua Félix da Cunha, em Porto Alegre, edifício de 15 andares abriga muitas pessoas com mais de 60 anos
Cansados de esperar pelo retorno da energia elétrica, moradores do Edifício Dom Vicente, localizado na Rua Félix da Cunha, em Porto Alegre, tomaram uma medida drástica: decidiram espalhar cadeiras ao longo dos 15 andares. A medida visa possibilitar paradas de descanso para os idosos, grande maioria dos habitantes dos 92 apartamentos.
A aposentada Renée Varga, de 74 anos, precisa enfrentar a realidade da falta de energia desde terça-feira no prédio onde mora há 14 anos sozinha no terceiro andar. Ela tem um estado de saúde delicado, pois já teve três acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e possui três stents no coração.
- Vou colocar todos os alimentos fora. E levo o celular para carregar na casa da minha filha na Rua Barão do Amazonas - explica Renée, dizendo que não consegue dormir por causa do calor e fica à luz de velas dentro do apartamento.
Subida
O vaivém de moradores pelo hall do prédio é constante. Com os dois elevadores fora de funcionamento, as pessoas não têm como evitar a longa subida por centenas de degraus em forma de caracol. Muitos sobem com alimentos e água, outros tantos descem com diversos gêneros alimentícios estragados pela falta de refrigeração.
A aposentada Ivete da Rosa, 75, descia com um saco de lixo e uma bolsa térmica cheia de alimentos. Vinha do 15º andar e disse que nunca passou por apuro semelhante em sua vida.
- Está sendo difícil e tenho tirado tudo da geladeira. Dou para quem precisa - revelou.
Os moradores do edifício não sabem mais a quem recorrer. E cogitam até promover uma manifestação pacífica bloqueando o cruzamento da Avenida Cristóvão Colombo com a Félix da Cunha. Acreditam que seria a única forma de chamar a atenção das autoridades para o problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário